Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA ENVOLVIDA NA PRODUÇÃO DE SUCOS NATURAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99235
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6042
    "inscrito_id" => 20561
    "titulo" => "A MATEMÁTICA ENVOLVIDA NA PRODUÇÃO DE SUCOS NATURAIS"
    "resumo" => "A alimentação saudável é um tema bastante discutido pela sociedade pelo fato de existir uma relação com a prevenção de possíveis doenças, além da estética. A obesidade, por exemplo, tem apresentado problemas para a população, assim como a asma, hipertensão e diabetes. A alimentação saudável vem para minimizar esses efeitos negativos e propiciar refeições mais construtivas para o organismo. Acredita-se que a conscientização desse tema deve iniciar na escola, conhecendo-se a realidade socioeconômica de nossas crianças. O objetivo desta atividade foi promover a importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar, na produção de sucos naturais, explorando-se o conceito de proporcionalidade. Realizou-se uma atividade prática com os alunos, produzindo-se quatro sucos naturais, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Nair Alves Bratti, localizada em Sombrio/SC. Onde a turma dividida em grupos calculou as proporções estabelecidas em cada receita, de modo que todos degustassem as bebidas selecionadas, para aguçar seu paladar. Diante do exposto, percebeu-se uma aprovação da atividade por parte dos alunos. Apesar de encontrarem dificuldades na elaboração dos cálculos matemáticos, mostraram-se bem engajados na produção de seus sucos e na degustação dos mesmos. Além disso, reconheceram a importância dos sucos naturais para a sua saúde, ainda que não estejam ainda habituados a incluir em suas alimentações. O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, presa por atividades onde os acadêmicos apliquem os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso, buscando-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática que vise a promoção da aprendizagem significativa. Assim, oportunizar aos licenciandos uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem em que os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20561_TB6042_25102023140929.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES SALLA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamiressallac@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99235
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6042
    "inscrito_id" => 20561
    "titulo" => "A MATEMÁTICA ENVOLVIDA NA PRODUÇÃO DE SUCOS NATURAIS"
    "resumo" => "A alimentação saudável é um tema bastante discutido pela sociedade pelo fato de existir uma relação com a prevenção de possíveis doenças, além da estética. A obesidade, por exemplo, tem apresentado problemas para a população, assim como a asma, hipertensão e diabetes. A alimentação saudável vem para minimizar esses efeitos negativos e propiciar refeições mais construtivas para o organismo. Acredita-se que a conscientização desse tema deve iniciar na escola, conhecendo-se a realidade socioeconômica de nossas crianças. O objetivo desta atividade foi promover a importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar, na produção de sucos naturais, explorando-se o conceito de proporcionalidade. Realizou-se uma atividade prática com os alunos, produzindo-se quatro sucos naturais, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Nair Alves Bratti, localizada em Sombrio/SC. Onde a turma dividida em grupos calculou as proporções estabelecidas em cada receita, de modo que todos degustassem as bebidas selecionadas, para aguçar seu paladar. Diante do exposto, percebeu-se uma aprovação da atividade por parte dos alunos. Apesar de encontrarem dificuldades na elaboração dos cálculos matemáticos, mostraram-se bem engajados na produção de seus sucos e na degustação dos mesmos. Além disso, reconheceram a importância dos sucos naturais para a sua saúde, ainda que não estejam ainda habituados a incluir em suas alimentações. O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, presa por atividades onde os acadêmicos apliquem os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso, buscando-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática que vise a promoção da aprendizagem significativa. Assim, oportunizar aos licenciandos uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem em que os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20561_TB6042_25102023140929.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES SALLA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamiressallac@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A alimentação saudável é um tema bastante discutido pela sociedade pelo fato de existir uma relação com a prevenção de possíveis doenças, além da estética. A obesidade, por exemplo, tem apresentado problemas para a população, assim como a asma, hipertensão e diabetes. A alimentação saudável vem para minimizar esses efeitos negativos e propiciar refeições mais construtivas para o organismo. Acredita-se que a conscientização desse tema deve iniciar na escola, conhecendo-se a realidade socioeconômica de nossas crianças. O objetivo desta atividade foi promover a importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar, na produção de sucos naturais, explorando-se o conceito de proporcionalidade. Realizou-se uma atividade prática com os alunos, produzindo-se quatro sucos naturais, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Nair Alves Bratti, localizada em Sombrio/SC. Onde a turma dividida em grupos calculou as proporções estabelecidas em cada receita, de modo que todos degustassem as bebidas selecionadas, para aguçar seu paladar. Diante do exposto, percebeu-se uma aprovação da atividade por parte dos alunos. Apesar de encontrarem dificuldades na elaboração dos cálculos matemáticos, mostraram-se bem engajados na produção de seus sucos e na degustação dos mesmos. Além disso, reconheceram a importância dos sucos naturais para a sua saúde, ainda que não estejam ainda habituados a incluir em suas alimentações. O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, presa por atividades onde os acadêmicos apliquem os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso, buscando-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática que vise a promoção da aprendizagem significativa. Assim, oportunizar aos licenciandos uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem em que os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.