Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAQUETE ADAPTADA: TEXTURAS E SINALÁRIO EM LIBRAS INCLUINDO SABERES E PESSOAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99203
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5996
    "inscrito_id" => 18530
    "titulo" => "MAQUETE ADAPTADA: TEXTURAS E SINALÁRIO EM LIBRAS INCLUINDO SABERES E PESSOAS"
    "resumo" => "O Colégio de Aplicação- CAp, da Universidade Federal de Roraima é uma instituição destinada a educação básica que atende alunos do primeiro ano a terceira série do Ensino Médio. O ingresso dos alunos dar-se por meio de sorteio, no ano de 2023 contamos com 473 alunos e dentre esses, 53 alunos têm segunda matrícula na Sala de Recursos Multifuncionais. Na SRM são atendidos os alunos com deficiência física, sensorial, auditiva, múltipla e intelectual, alunos com altas habilidades/superdotação, alunos com transtornos específicos funcionais e de aprendizagem: TDAH, TOD, dislexia, discalculia, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da prática desenvolvida na SRM do CAp UFRR. Durante os meses de abril e maio, foi trabalhado com os alunos do Ensino Médio do CAp a montagem de uma maquete com os municípios que compõem o estado de Roraima unindo conhecimento geográfico, LIBRAS, arte e textura. A textura foi a técnica escolhida por trazer uma proposta de aconchego, transmitindo sentimentos e sensação de bem-estar, por ser irreverente, ousada e por permitir a liberdade de estruturas com padrões diferentes. A superfície da maquete foi moldada com ranhura feita com lápis, ondulações, formatos irregulares, pelúcia, padrão rústico, conseguidas por meio do uso de sementes, grãos, areia, pedras, casca de madeira, papel picado, algodão, lixa, dentre outros materiais. Ao lado disso, catalogou-se os sinais na Língua Brasileira de sinais – LIBRAS, referente aos municípios, consultando, por chamada de vídeo, alguns surdos da região e trabalhado com alguns dos alunos atendidos, para montar o sinalário em LIBRAS, além da sinalização em Língua Portuguesa – LP. Este trabalho contou com a participação de todos os alunos, do Ensino Médio, atendidos pela SRM e será apresentado no evento Cores e Linguagens do CAp/UFRR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18530_TB5996_02092023113326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Conceição"
    "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99203
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5996
    "inscrito_id" => 18530
    "titulo" => "MAQUETE ADAPTADA: TEXTURAS E SINALÁRIO EM LIBRAS INCLUINDO SABERES E PESSOAS"
    "resumo" => "O Colégio de Aplicação- CAp, da Universidade Federal de Roraima é uma instituição destinada a educação básica que atende alunos do primeiro ano a terceira série do Ensino Médio. O ingresso dos alunos dar-se por meio de sorteio, no ano de 2023 contamos com 473 alunos e dentre esses, 53 alunos têm segunda matrícula na Sala de Recursos Multifuncionais. Na SRM são atendidos os alunos com deficiência física, sensorial, auditiva, múltipla e intelectual, alunos com altas habilidades/superdotação, alunos com transtornos específicos funcionais e de aprendizagem: TDAH, TOD, dislexia, discalculia, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da prática desenvolvida na SRM do CAp UFRR. Durante os meses de abril e maio, foi trabalhado com os alunos do Ensino Médio do CAp a montagem de uma maquete com os municípios que compõem o estado de Roraima unindo conhecimento geográfico, LIBRAS, arte e textura. A textura foi a técnica escolhida por trazer uma proposta de aconchego, transmitindo sentimentos e sensação de bem-estar, por ser irreverente, ousada e por permitir a liberdade de estruturas com padrões diferentes. A superfície da maquete foi moldada com ranhura feita com lápis, ondulações, formatos irregulares, pelúcia, padrão rústico, conseguidas por meio do uso de sementes, grãos, areia, pedras, casca de madeira, papel picado, algodão, lixa, dentre outros materiais. Ao lado disso, catalogou-se os sinais na Língua Brasileira de sinais – LIBRAS, referente aos municípios, consultando, por chamada de vídeo, alguns surdos da região e trabalhado com alguns dos alunos atendidos, para montar o sinalário em LIBRAS, além da sinalização em Língua Portuguesa – LP. Este trabalho contou com a participação de todos os alunos, do Ensino Médio, atendidos pela SRM e será apresentado no evento Cores e Linguagens do CAp/UFRR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18530_TB5996_02092023113326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Conceição"
    "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Colégio de Aplicação- CAp, da Universidade Federal de Roraima é uma instituição destinada a educação básica que atende alunos do primeiro ano a terceira série do Ensino Médio. O ingresso dos alunos dar-se por meio de sorteio, no ano de 2023 contamos com 473 alunos e dentre esses, 53 alunos têm segunda matrícula na Sala de Recursos Multifuncionais. Na SRM são atendidos os alunos com deficiência física, sensorial, auditiva, múltipla e intelectual, alunos com altas habilidades/superdotação, alunos com transtornos específicos funcionais e de aprendizagem: TDAH, TOD, dislexia, discalculia, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da prática desenvolvida na SRM do CAp UFRR. Durante os meses de abril e maio, foi trabalhado com os alunos do Ensino Médio do CAp a montagem de uma maquete com os municípios que compõem o estado de Roraima unindo conhecimento geográfico, LIBRAS, arte e textura. A textura foi a técnica escolhida por trazer uma proposta de aconchego, transmitindo sentimentos e sensação de bem-estar, por ser irreverente, ousada e por permitir a liberdade de estruturas com padrões diferentes. A superfície da maquete foi moldada com ranhura feita com lápis, ondulações, formatos irregulares, pelúcia, padrão rústico, conseguidas por meio do uso de sementes, grãos, areia, pedras, casca de madeira, papel picado, algodão, lixa, dentre outros materiais. Ao lado disso, catalogou-se os sinais na Língua Brasileira de sinais – LIBRAS, referente aos municípios, consultando, por chamada de vídeo, alguns surdos da região e trabalhado com alguns dos alunos atendidos, para montar o sinalário em LIBRAS, além da sinalização em Língua Portuguesa – LP. Este trabalho contou com a participação de todos os alunos, do Ensino Médio, atendidos pela SRM e será apresentado no evento Cores e Linguagens do CAp/UFRR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.