Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA MACROÁREA CIDADANIA E CIVISMO NA EJA EPT (PROEJA)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No contexto educacional, a formação integral de um sujeito que atue efetivamente no seu meio social é uma preocupação constante. Tal formação que deve considerar o cotidiano e as vivências do/a estudante, estabelecendo relações com as condições sociais e os fatores determinantes em sua realidade. É importante que eles estejam cientes das especificidades dos diversos grupos sociais, do papel das instituições, bem como do reconhecimento dos seus direitos para a sua atuação social, que são relevantes em uma prática educacional enfatizando o protagonismo e a autonomia. Diante da necessidade de ofertar um ensino que atendesse a essa demanda, a transversalidade passou a ser discutida, graças a questionamentos sobre o papel da escola no atendimento às mais diversas demandas sociais. Na BNCC, essa abordagem corresponde aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Na perspectiva transdisciplinar, entendemos que os TCTs podem contribuir para tal formação no contexto da EJA. Apresentamos este estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que está sendo realizado no Instituto Federal de Alagoas, no curso Técnico em Cozinha-PROEJA. O estudo tem como objetivo refletir sobre a importância dos TCT da macroárea Cidadania e Civismo na formação integral do alunado. Os resultados partem da aplicação de questionários para docentes do curso, onde foi observado os TCTs são de grande relevância para a formação integral dos discentes, mas ainda existe desconhecimento sobre os mesmos por parte de alguns docentes. Com relação à macroárea Cidadania e Civismo, os docentes mostraram interesse na abordagem dos temas que estão mais ligados à área de formação do curso. Nas aulas, a maioria dos docentes se detiveram à interpretação de texto e debates sobre o tema abordado. Alguns dos entraves para a abordagem dos TCTs é o tempo de duração das aulas, considerado curto e a falta de desenvoltura para relacionar com a disciplina lecionada pelo professor.

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