ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98642 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5264 "inscrito_id" => 15554 "titulo" => "ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA" "resumo" => "As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15554_TB5264_20112023162148.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA DO NASCIMENTO RÊGO" "autor_nome_curto" => "Ananda do Nasci" "autor_email" => "ananda.nascimento4540@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98642 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5264 "inscrito_id" => 15554 "titulo" => "ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA" "resumo" => "As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15554_TB5264_20112023162148.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA DO NASCIMENTO RÊGO" "autor_nome_curto" => "Ananda do Nasci" "autor_email" => "ananda.nascimento4540@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }