Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98642
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5264
    "inscrito_id" => 15554
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA"
    "resumo" => "As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15554_TB5264_20112023162148.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANANDA DO NASCIMENTO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "Ananda do Nasci"
    "autor_email" => "ananda.nascimento4540@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98642
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5264
    "inscrito_id" => 15554
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DO ESPAÇO VIVÊNCIA"
    "resumo" => "As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15554_TB5264_20112023162148.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANANDA DO NASCIMENTO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "Ananda do Nasci"
    "autor_email" => "ananda.nascimento4540@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.