LEITURA E EDUCAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FORMA DE APRECIAÇÃO NA PÓS-INFÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98386 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4952 "inscrito_id" => 16703 "titulo" => "LEITURA E EDUCAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FORMA DE APRECIAÇÃO NA PÓS-INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo em questão tem como objetivo analisar o impacto da literatura como incentivo à leitura em crianças antes da chegada à fase adolescente, além de observar o percentual de pré-adolescentes que demonstram interesse/prazer pelo “ler” após a infância, seja este apreço por livros físicos/ online ou disponibilizada pela escola ou redes sociais. Este trabalho se envolve em uma literatura geral como alternativa de incentivar a leitura a partir da pós-infância, que seria uma transição entre a fase infantil para a fase adolescente, entre 7 e 12 anos. Ainda que muitos jovens se atentem ao mundo da tecnologia, a leitura não se torna uma preferência nesta sociedade digital, e infelizmente não se vê como uma opção para ser um hobbie. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, a partir da utilização do Google Forms, para coletar dados com pré-adolescentes que tiveram uma certa influência da literatura pela escola, na família, ou ainda em outro lugar de convivência. Portanto, a pesquisa chegou a seguinte conclusão de que alguns destes futuros adolescentes se veem como leitores assíduos, sendo estes influenciáveis principalmente por determinadas redes sociais, e alguns pela biblioteca das escolas. Por outro lado, há jovens que não gostam de ler, preferem livros/ textos mais rápidos ou também não conseguem ter tempo para uma apreciação literária adequada. Assim, observa-se que alguns destes jovens obtiveram uma inspiração para o “gostar” de folhear uma produção literária por conta de certos professores que os influenciaram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16703_TB4952_19062023173650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GABRIELA DA COSTA SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID SIQUEIRA" "autor_email" => "ingridsiqueira99@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98386 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4952 "inscrito_id" => 16703 "titulo" => "LEITURA E EDUCAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FORMA DE APRECIAÇÃO NA PÓS-INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo em questão tem como objetivo analisar o impacto da literatura como incentivo à leitura em crianças antes da chegada à fase adolescente, além de observar o percentual de pré-adolescentes que demonstram interesse/prazer pelo “ler” após a infância, seja este apreço por livros físicos/ online ou disponibilizada pela escola ou redes sociais. Este trabalho se envolve em uma literatura geral como alternativa de incentivar a leitura a partir da pós-infância, que seria uma transição entre a fase infantil para a fase adolescente, entre 7 e 12 anos. Ainda que muitos jovens se atentem ao mundo da tecnologia, a leitura não se torna uma preferência nesta sociedade digital, e infelizmente não se vê como uma opção para ser um hobbie. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, a partir da utilização do Google Forms, para coletar dados com pré-adolescentes que tiveram uma certa influência da literatura pela escola, na família, ou ainda em outro lugar de convivência. Portanto, a pesquisa chegou a seguinte conclusão de que alguns destes futuros adolescentes se veem como leitores assíduos, sendo estes influenciáveis principalmente por determinadas redes sociais, e alguns pela biblioteca das escolas. Por outro lado, há jovens que não gostam de ler, preferem livros/ textos mais rápidos ou também não conseguem ter tempo para uma apreciação literária adequada. Assim, observa-se que alguns destes jovens obtiveram uma inspiração para o “gostar” de folhear uma produção literária por conta de certos professores que os influenciaram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16703_TB4952_19062023173650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GABRIELA DA COSTA SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID SIQUEIRA" "autor_email" => "ingridsiqueira99@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }