Aprender ler e escrever é um dos grandes desafios das crianças em idade escolar no ciclo de alfabetização, uma vez que o fracasso nessa etapa pode acarretar as etapas seguintes, por isso, a aprendizagem do sistema de escrita é necessária para que se obtenha resultados positivos ao longo de todo processo de escolarização, além dessa importância escolar, ler e escrever são fundamentais para o exercício pleno da cidadania. Partindo deste contexto, o presente trabalho pretende abordar sobre o sistema de escrita no cenário educacional, levando em consideração a importância dos fatores que envolvem o trabalho pedagógico que resultam em uma educação pública e de qualidade para todos. Assim, o principal objetivo é refletir sobre os desafios da aprendizagem do sistema de escrita no ciclo de alfabetização. Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram utilizadas análises e reflexões de políticas voltadas para a alfabetização, bem como da organização de práticas pedagógicas que permitam a aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Para tanto, buscamos contribuições de autores que discutem a temática da alfabetização em contexto; o uso dos métodos de alfabetização pensando na realidade do aluno; e da importância da avaliação educacional para o trabalho pedagógico na alfabetização. Esta pesquisa permite despertar interesses dos leitores a partir de uma reflexão acerca dos desafios e necessidades presentes no processo de alfabetização.