DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE TUTORIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD – UEMG – UAB: EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA PRESENCIAL NO MUNICÍPIO DE FRUTAL-MG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4789 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE TUTORIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD – UEMG – UAB: EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA PRESENCIAL NO MUNICÍPIO DE FRUTAL-MG" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo trazer apontamentos e reflexões sobre experiências trilhadas por uma profissional da educação que atua como tutora presencial no município-polo de Frutal, interior de Minas Gerais. A atuação no curso de Pedagogia EaD da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité, em parceria coma a Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve início em março de 2020, perfazendo, até o momento, mais de três anos. O referido curso é ofertado em seis municípios mineiros, entre eles, o de Frutal. Especificamente, objetiva-se analisar alguns contextos, a saber: a) as percepções e papeis da tutoria presencial no que tange aos processos formativos do curso; b) articulação entre professores formadores, coordenação de curso, tutores a distância, coordenação de polo e estudantes; e c) autorreflexão sobre as aprendizagens enquanto tutora presencial e formação continuada. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos procedimentos perpassaram pela revisão de literatura, pela qual buscou-se embasar em referenciais do campo da educação a distância e processos formativos em educação, análise documental, abordando o projeto pedagógico do curso de Pedagogia, entre outros, e relatos de experiências da autora deste texto. É válido ressaltar que a educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação integrando professores e alunos, de modo a possibilitar o desenvolvimento de atividades educativas em tempos e lugares diversos. Nesse contexto, observa-se que a tutoria presencial é fundamental, principalmente porque assume a função de contribuir na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, entre outras, além de potencializar, não obstante aos desafios, espaços produtores de formações em educação pública e de qualidade social, tanto para os(as) estudantes, quando para os profissionais envolvidos(as), como é o caso da tutora presencial em tela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7750_TB4789_10122023191730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeireferreiradiniz@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4789 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE TUTORIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD – UEMG – UAB: EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA PRESENCIAL NO MUNICÍPIO DE FRUTAL-MG" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo trazer apontamentos e reflexões sobre experiências trilhadas por uma profissional da educação que atua como tutora presencial no município-polo de Frutal, interior de Minas Gerais. A atuação no curso de Pedagogia EaD da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité, em parceria coma a Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve início em março de 2020, perfazendo, até o momento, mais de três anos. O referido curso é ofertado em seis municípios mineiros, entre eles, o de Frutal. Especificamente, objetiva-se analisar alguns contextos, a saber: a) as percepções e papeis da tutoria presencial no que tange aos processos formativos do curso; b) articulação entre professores formadores, coordenação de curso, tutores a distância, coordenação de polo e estudantes; e c) autorreflexão sobre as aprendizagens enquanto tutora presencial e formação continuada. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos procedimentos perpassaram pela revisão de literatura, pela qual buscou-se embasar em referenciais do campo da educação a distância e processos formativos em educação, análise documental, abordando o projeto pedagógico do curso de Pedagogia, entre outros, e relatos de experiências da autora deste texto. É válido ressaltar que a educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação integrando professores e alunos, de modo a possibilitar o desenvolvimento de atividades educativas em tempos e lugares diversos. Nesse contexto, observa-se que a tutoria presencial é fundamental, principalmente porque assume a função de contribuir na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, entre outras, além de potencializar, não obstante aos desafios, espaços produtores de formações em educação pública e de qualidade social, tanto para os(as) estudantes, quando para os profissionais envolvidos(as), como é o caso da tutora presencial em tela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7750_TB4789_10122023191730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeireferreiradiniz@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }