O Programa Residência Pedagógica é ofertado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca com esta política pública contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, desse modo, por meio da observação, regência de aulas e a intervenção pedagógica, o programa intenciona melhorar a qualidade de ensino, além de amenizar o choque de realidade no início da carreira docente. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo evidenciar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente em Matemática. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida através da aplicação de questionário a discentes/residentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Os relatos dos participantes evidenciam aspectos positivos na/para construção da carreira docente, como o contato com a sala de aula, com o professor regente, com os alunos, além de experimentar metodologias de ensino, materiais didáticos e recursos tecnológicos, que tornam o ensino e a aprendizagem da matemática mais dinâmicos e prazerosos. Além disso, observamos nas respostas uma relação de parceria entre os pares (residentes e preceptores) o que colabora para experiências singulares no âmbito do programa. Desta forma, constatamos a importância e a contribuição do programa para a formação, constituição da profissionalidade e diminuição do choque de realidade na inserção à docência.