A profissão docente na contemporaneidade é repleta de desafios, destacamos, como exemplos, os baixos salários, condições inadequadas de trabalho, choques de gerações, problemas psicológicos acarretados pela profissão, cobranças por bons resultados e enfrentamento da linguagem neoliberal que vê o professor como funcionário do mês. Na contramão desses desafios, os docentes lutam incansavelmente por melhorias na educação e para tornar a profissão digna de respeito e de valorização social. Essa comunicação é resultado da experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III na modalidade de observação oferecida no 7° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri - URCA. Essa fase de Estágio de Observação é para muitos discentes o primeiro contato com o âmbito escolar e o primeiro passo para a ratificação da escolha profissional. A presente pesquisa buscou compreender a importância do Estágio Supervisionado Curricular de Observação para a formação e construção do perfil de discentes em licenciatura em História. O trabalho é de caráter qualitativo havendo como mecanismo metodológico: levantamento bibliográfico e as vivências durante o estágio. A referência teórica tem como base conceitual: a formação docente, saberes docentes e o ensino de história e tem como finalidade contribuir com o leque de discussões sobre a formação inicial dos discentes-docentes e saberes docentes durante a prática do estágio.