Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: TECENDO REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98066
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4541
    "inscrito_id" => 19404
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: TECENDO REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "A profissão docente na contemporaneidade é repleta de desafios, destacamos, como exemplos, os baixos salários, condições inadequadas de trabalho, choques de gerações, problemas psicológicos acarretados pela profissão, cobranças por bons resultados e enfrentamento da linguagem neoliberal que vê o professor como funcionário do mês. Na contramão desses desafios, os docentes lutam incansavelmente por melhorias na educação e para tornar a profissão digna de respeito e de valorização social. Essa comunicação é resultado da experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III na modalidade de observação oferecida no 7° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri - URCA. Essa fase de Estágio de Observação é para muitos discentes o primeiro contato com o âmbito escolar e o primeiro passo para a ratificação da escolha profissional. A presente pesquisa buscou compreender a importância do Estágio Supervisionado Curricular de Observação para a formação e construção do perfil de discentes em licenciatura em História. O trabalho é de caráter qualitativo havendo como mecanismo metodológico: levantamento bibliográfico e as vivências durante o estágio. A referência teórica tem como base conceitual: a formação docente, saberes docentes e o ensino de história e tem como finalidade contribuir com o leque de discussões sobre a formação inicial dos discentes-docentes e saberes docentes durante a prática do estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19404_TB4541_26102023133912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINAJILAS GOMES DE MELO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DINAJILAS"
    "autor_email" => "dinajilas.gomesdemelosant"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98066
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4541
    "inscrito_id" => 19404
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: TECENDO REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "A profissão docente na contemporaneidade é repleta de desafios, destacamos, como exemplos, os baixos salários, condições inadequadas de trabalho, choques de gerações, problemas psicológicos acarretados pela profissão, cobranças por bons resultados e enfrentamento da linguagem neoliberal que vê o professor como funcionário do mês. Na contramão desses desafios, os docentes lutam incansavelmente por melhorias na educação e para tornar a profissão digna de respeito e de valorização social. Essa comunicação é resultado da experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III na modalidade de observação oferecida no 7° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri - URCA. Essa fase de Estágio de Observação é para muitos discentes o primeiro contato com o âmbito escolar e o primeiro passo para a ratificação da escolha profissional. A presente pesquisa buscou compreender a importância do Estágio Supervisionado Curricular de Observação para a formação e construção do perfil de discentes em licenciatura em História. O trabalho é de caráter qualitativo havendo como mecanismo metodológico: levantamento bibliográfico e as vivências durante o estágio. A referência teórica tem como base conceitual: a formação docente, saberes docentes e o ensino de história e tem como finalidade contribuir com o leque de discussões sobre a formação inicial dos discentes-docentes e saberes docentes durante a prática do estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19404_TB4541_26102023133912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINAJILAS GOMES DE MELO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DINAJILAS"
    "autor_email" => "dinajilas.gomesdemelosant"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A profissão docente na contemporaneidade é repleta de desafios, destacamos, como exemplos, os baixos salários, condições inadequadas de trabalho, choques de gerações, problemas psicológicos acarretados pela profissão, cobranças por bons resultados e enfrentamento da linguagem neoliberal que vê o professor como funcionário do mês. Na contramão desses desafios, os docentes lutam incansavelmente por melhorias na educação e para tornar a profissão digna de respeito e de valorização social. Essa comunicação é resultado da experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III na modalidade de observação oferecida no 7° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri - URCA. Essa fase de Estágio de Observação é para muitos discentes o primeiro contato com o âmbito escolar e o primeiro passo para a ratificação da escolha profissional. A presente pesquisa buscou compreender a importância do Estágio Supervisionado Curricular de Observação para a formação e construção do perfil de discentes em licenciatura em História. O trabalho é de caráter qualitativo havendo como mecanismo metodológico: levantamento bibliográfico e as vivências durante o estágio. A referência teórica tem como base conceitual: a formação docente, saberes docentes e o ensino de história e tem como finalidade contribuir com o leque de discussões sobre a formação inicial dos discentes-docentes e saberes docentes durante a prática do estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.