Ao discutirmos sobre a educação no Brasil, podemos enfatizar que a mesma historicamente foi um espaço de delimitações privilegiadas de um grupo, partindo de uma exclusão legitimada nas políticas e práticas que visavam a construção e reprodução da ordem social. Diante da democratização da educação e ascensão do conceito de exclusão e inclusão e a universalização do acesso à educação, sempre fora perceptível a exclusão de sujeitos e grupos que não se encaixavam nos padrões sociais. Dessa forma podemos dizer que a exclusão vem exteriorizar esse processo de integração de tais sujeitos e grupos a fim de construir o espaço que tanto queremos que é a escola para todos. Nos propomos a investigar o contexto histórico da educação especial e do atendimento educacional especializado, o nosso objetivo é entender o processo de construção da Educação Especial no Brasil, para atingi-lo pesquisaremos o histórico do Atendimento Educacional Especializado – AEE, considerando a Educação Especial como precursora, analisaremos a estruturação e execução da educação especial no Brasil e por fim explanaremos o conceito e a importância do Atendimento Educacional Especializado. Utilizaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para atingir nossos objetivos analisaremos as obras dos autores: Mantoan (2011), Sassaki (2002), Arroyo (2004, Baptista (2011), Rosa (2005), e documentos legais que asseguram esse direito: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Operacionais da Educação Especial, o Plano Nacional de Educação, a Declaração de Salamanca, entre outros. Concluímos que os avanços legais contribuíram para que os direitos fossem garantidos embora ainda sejam enfrentados desafios na contemporaneidade, percebemos que o arcabouço legal condiciona os processos de inclusão, mas que é preponderante continuar avaliando os ganhos obtidos nesse percurso evolutivo.