Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÓS PROPOMOS! IFPE E OS IMPACTOS DAS ENCHENTES E ALAGAMENTOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Projeto Nós Propomos! Foi criado em 2011 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Essa rede de educação geográfica tem o intuito de promover a cidadania territorial, diálogo das práticas educativas com a realidade local e um maior entendimento da dinâmica de produção do espaço urbano. O Nós Propomos! IFPE é um projeto de extensão do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife, em parceria com o IGOT/UL, que visa identificar problemas socioambientais urbanos de origem hidrometeorológica no município do Recife-PE; promover um diálogo com comunidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e poder público; e elaborar propostas de intervenção para a resolução dessas problemáticas. A urbanização acelerada altera a dinâmica dos processos naturais, eleva o grau de susceptibilidade da paisagem e vitima a população mais vulnerável a episódios de enchentes e alagamentos durante a vigência de Eventos Pluviais Extremos. A especulação imobiliária aprofunda a segregação socioespacial, aumentando o grau de risco e perigo à ocorrência desses desastres naturais, principalmente, nos locais onde residem as populações mais pobres. Nesse sentido, o Projeto Nós Propomos! IFPE teve como objetivo, compreender o funcionamento da dinâmica climática, o processo de ocupação urbana e a gestão das políticas públicas (estruturantes e mitigadoras) de enfrentamento às enchentes e alagamentos na cidade do Recife. Os resultados estão focados no fomento ao direito à cidade, construção das soluções para os impactos socioambientais como consequência do contato com as populações locais e o poder público e, sobretudo, no estímulo ao desenvolvimento de competências e habilidades, por parte dos estudantes do curso superior de Licenciatura em Geografia, no alinhamento das atividades de extensão desenvolvidas a partir da análise da realidade concreta do espaço urbano, com a construção do conhecimento científico sob a forma de elaboração de relatórios técnicos e produção bibliográfica sobre o tema.

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