Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os modelos podem ser compreendidos como uma representação que define parte de um objeto, evento, processo ou ideia. Esses conhecimentos são produzidos para facilitar a visualização, colaborar para elaborar e fundamentar novas ideias, gerando explicações e fazendo previsões sobre o comportamento e as propriedades de um determinado sistema modelado (GILBERT; BOULTER, 1995). No que se refere ao uso de modelos didáticos como ferramenta de ensino, eles são criados para ensinar aos estudantes sobre os modelos científicos estudados pela ciência, atuando como recursos mediadores entre os modelos mentais dos estudantes e os modelos científicos que estão em processo de negociação de significados (GALAGOVSKY; ADÚRIZ-BRAVO, 2001). Partindo dessa compreensão, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas a partir de uma aula sobre nomenclatura e estrutura dos hidrocarbonetos, utilizando atividade lúdica com o uso de massa de modelar e palitos de dente com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de São Raimundo Nonato-PI. Essa atividade foi realizada como uma das etapas da aplicação de uma sequência didática, atuando como uma avaliação formativa. Inicialmente, os estudantes foram divididos em três grupos de cinco pessoas, onde foram fornecidas três moléculas para montagem da sua estrutura, usando massa de modelar e palitos de dente. Cada grupo recebia três moléculas diferentes e, após sua montagem, deveria compartilhar com a turma, solicitando que os demais grupos revelassem a nomenclatura do modelo didático que foi modelado. Essa atividade oportunizou revisar os conceitos estudados, socializar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de aprendizagem ocorridas no decorrer do processo. Além disso, foi possível observar a participação ativa dos estudantes, despertando motivação e interesse pelo conteúdo. Tal ação oportunizou o planejamento de situações de ensino utilizando maquetes de modelos didáticos para representar fórmulas químicas estruturais, oportunizando protagonismo estudantil na construção do conhecimento.

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