Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DO COVID-19

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo busca investigar as percepções docentes sobre a alfabetização no cenário pós-pandêmico, considerando as respostas de trinta e cinco educadores da Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF). A pesquisa foi conduzida com respaldo de metodologia mista. No aspecto qualitativo, foram coletados fundamentos teóricos em autores que versam sobre a alfabetização e o letramento no contexto escolar, como Soares (2020), Ferreiro (2017), Lerner (2002) e Sargiani (2022). Já no aspecto quantitativo, aplicou-se um questionário composto por doze perguntas abertas e fechadas e aplicado através do Google Forms para estes educadores. Os dados coletados entre os docentes apresentam resultados significativos, entre eles lacunas de aprendizagem em diferentes aspectos do processo de alfabetização dos estudantes, como leitura, interpretação e produção textual, ortografia, formação de palavras e separação silábica. Também foi identificada dificuldade, por parte dos docentes, em lidar com os diferentes níveis de alfabetização em que os alunos se encontram em uma mesma turma. Por fim, a pesquisa destaca que a maioria das escolas onde lecionam esses educadores não proporcionou, até o momento, formações continuadas específicas para suprir as necessidades apontadas pelos educadores. Devido à importância da alfabetização para o exercício pleno da cidadania, urge a necessidade de discutir no meio acadêmico e nos espaços escolares, alternativas pedagógicas que possam auxiliar na reposição de conhecimentos em relação à alfabetização e letramento, a fim de suprir lacunas geradas por diferentes fatores durante a pandemia do Covid-19 e garantir que os estudantes que apresentam baixa proficiência no campo da linguagem e da escrita possam ser atendidos adequadamente nas escolas.

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