Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97396
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3652
    "inscrito_id" => 7406
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma atividade investigativa desenvolvida no contexto da disciplina Educação Especial e Inclusão, do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, cujo objetivo foi “analisar os recursos de acessibilidade e as estratégias empregadas pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender as especificidades do estudante com deficiência visual”. O interesse por esse recorte investigativo emergiu de uma aula de campo realizada na sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O estudo se pautou em uma abordagem qualitativa e a produção dos dados empíricos ocorreu por meio de um questionário semiestruturado aplicado na plataforma virtual Google Forms com a profissional que atua no AEE da instituição supracitada. A compreensão sobre as questões conceituais e operacionais do AEE foi incrementada através dos constructos teóricos de Nuernberg, Bock, Maia (2016), Damázio (2018), Oliveira e Prieto (2020), assim como, nos documentos oficiais orientadores desse serviço na Educação Básica (BRASIL, 2008, 2009, 2011). Os resultados evidenciam que a sala de recursos em análise tem limitações relacionadas ao espaço físico e ao mobiliário, mas apresenta um conjunto de recursos pedagógicos e de acessibilidade que são amplamente utilizados pela professora nos atendimentos. No que se refere às atividades desenvolvidas com o estudante com deficiência visual, a professora cita a eficácia do trabalho com materiais em alto relevo, com instrumentos musicais e objetos com texturas diferentes. Diante da falta de interesse do estudante em aprender Braille, a professora afirma realizar as mediações de forma oral sempre no intuito de ampliar o conhecimento da criança. O estudo conclui que AEE precisa de maior investimento, pois trata-se de um serviço essencial no processo de inclusão de crianças com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7406_TB3652_19112023222506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA LEANDRO DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandajesus@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97396
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3652
    "inscrito_id" => 7406
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma atividade investigativa desenvolvida no contexto da disciplina Educação Especial e Inclusão, do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, cujo objetivo foi “analisar os recursos de acessibilidade e as estratégias empregadas pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender as especificidades do estudante com deficiência visual”. O interesse por esse recorte investigativo emergiu de uma aula de campo realizada na sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O estudo se pautou em uma abordagem qualitativa e a produção dos dados empíricos ocorreu por meio de um questionário semiestruturado aplicado na plataforma virtual Google Forms com a profissional que atua no AEE da instituição supracitada. A compreensão sobre as questões conceituais e operacionais do AEE foi incrementada através dos constructos teóricos de Nuernberg, Bock, Maia (2016), Damázio (2018), Oliveira e Prieto (2020), assim como, nos documentos oficiais orientadores desse serviço na Educação Básica (BRASIL, 2008, 2009, 2011). Os resultados evidenciam que a sala de recursos em análise tem limitações relacionadas ao espaço físico e ao mobiliário, mas apresenta um conjunto de recursos pedagógicos e de acessibilidade que são amplamente utilizados pela professora nos atendimentos. No que se refere às atividades desenvolvidas com o estudante com deficiência visual, a professora cita a eficácia do trabalho com materiais em alto relevo, com instrumentos musicais e objetos com texturas diferentes. Diante da falta de interesse do estudante em aprender Braille, a professora afirma realizar as mediações de forma oral sempre no intuito de ampliar o conhecimento da criança. O estudo conclui que AEE precisa de maior investimento, pois trata-se de um serviço essencial no processo de inclusão de crianças com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7406_TB3652_19112023222506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA LEANDRO DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandajesus@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é fruto de uma atividade investigativa desenvolvida no contexto da disciplina Educação Especial e Inclusão, do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, cujo objetivo foi “analisar os recursos de acessibilidade e as estratégias empregadas pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender as especificidades do estudante com deficiência visual”. O interesse por esse recorte investigativo emergiu de uma aula de campo realizada na sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O estudo se pautou em uma abordagem qualitativa e a produção dos dados empíricos ocorreu por meio de um questionário semiestruturado aplicado na plataforma virtual Google Forms com a profissional que atua no AEE da instituição supracitada. A compreensão sobre as questões conceituais e operacionais do AEE foi incrementada através dos constructos teóricos de Nuernberg, Bock, Maia (2016), Damázio (2018), Oliveira e Prieto (2020), assim como, nos documentos oficiais orientadores desse serviço na Educação Básica (BRASIL, 2008, 2009, 2011). Os resultados evidenciam que a sala de recursos em análise tem limitações relacionadas ao espaço físico e ao mobiliário, mas apresenta um conjunto de recursos pedagógicos e de acessibilidade que são amplamente utilizados pela professora nos atendimentos. No que se refere às atividades desenvolvidas com o estudante com deficiência visual, a professora cita a eficácia do trabalho com materiais em alto relevo, com instrumentos musicais e objetos com texturas diferentes. Diante da falta de interesse do estudante em aprender Braille, a professora afirma realizar as mediações de forma oral sempre no intuito de ampliar o conhecimento da criança. O estudo conclui que AEE precisa de maior investimento, pois trata-se de um serviço essencial no processo de inclusão de crianças com deficiência visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.