TRABALHANDO A GEOMETRIA DE FORMA INCLUSIVA COM ALUNOS SURDOS BILÍNGUES
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9722 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "TRABALHANDO A GEOMETRIA DE FORMA INCLUSIVA COM ALUNOS SURDOS BILÍNGUES" "resumo" => "Este relato de experiência aborda aspectos de uma proposta metodológica com a utilização de materiais concretos e jogos. Nosso objetivo foi minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos surdos na aprendizagem do conceito de ângulo, superando dessa forma as barreiras da comunicação, explorando a memória visual e o bilinguismo. A pesquisa contou com a participação de 12 alunos do 7º Ano de uma escola da rede pública de ensino, específica para surdos – a Escola de Audiocomunicação (EDAC) de Campina Grande. O ambiente de intervenção foi a sala de aula de uma professora titular da escola. Foram aplicadas atividades interativas, que estimularam os alunos a se aproximarem mais dos colegas e promoveram um intercâmbio de saberes rumo ao alcance dos objetivos propostos. Os resultados deste trabalho apontaram que os alunos conseguiram compreender o conceito de ângulo e interagiram mais entre si e com os conhecimentos de geometria." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, ENSINO DE GEOMETRIA, EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_20_10_2014_23_49_51_idinscrito_1047_8f212d00c85d057e756e199ed9a33d69.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronicalalmeida@ig.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9722 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "TRABALHANDO A GEOMETRIA DE FORMA INCLUSIVA COM ALUNOS SURDOS BILÍNGUES" "resumo" => "Este relato de experiência aborda aspectos de uma proposta metodológica com a utilização de materiais concretos e jogos. Nosso objetivo foi minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos surdos na aprendizagem do conceito de ângulo, superando dessa forma as barreiras da comunicação, explorando a memória visual e o bilinguismo. A pesquisa contou com a participação de 12 alunos do 7º Ano de uma escola da rede pública de ensino, específica para surdos – a Escola de Audiocomunicação (EDAC) de Campina Grande. O ambiente de intervenção foi a sala de aula de uma professora titular da escola. Foram aplicadas atividades interativas, que estimularam os alunos a se aproximarem mais dos colegas e promoveram um intercâmbio de saberes rumo ao alcance dos objetivos propostos. Os resultados deste trabalho apontaram que os alunos conseguiram compreender o conceito de ângulo e interagiram mais entre si e com os conhecimentos de geometria." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, ENSINO DE GEOMETRIA, EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_20_10_2014_23_49_51_idinscrito_1047_8f212d00c85d057e756e199ed9a33d69.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronicalalmeida@ig.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }