O desenvolvimento integral na Educação Infantil abrange aspectos físicos, cognitivos e emocionais da criança, reconhecendo a importância de seu pleno desenvolvimento para formar cidadãos autônomos, conscientes e responsáveis. No entanto, muitas vezes há falta de compreensão sobre a importância de uma infância plena. O brincar na Educação Infantil ainda é subestimado e esta etapa é vista apenas como uma preparação para a alfabetização, negligenciando o desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo necessários para a leitura e escrita. A Psicomotricidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento global da criança, auxiliando na prevenção de atrasos evolutivos e estimulando capacidades que serão necessárias ao longo da vida, ela permite que a criança compreenda seu corpo, aprenda a utilizá-lo de forma adequada e entenda seu impacto nas relações com os outros. Também promove o autoconhecimento e ajuda a construir a realidade em interação com o ambiente externo, por isso é essencial compreender as diferentes fases de desenvolvimento presentes na infância para fornecer estímulos adequados ao desenvolvimento da criança. Na infância, as crianças exploram o mundo por meio do corpo, formando conceitos e experiências. Portanto, é importante valorizar a Educação Infantil como um ambiente propício para explorar, brincar e se desenvolver em todas as dimensões, proporcionando um crescimento saudável com habilidades ognitivas, emocionais e físicas bem desenvolvidas. Esta pesquisa busca apresentar as contribuições da psicomotricidade na tríade corporal, cognitiva e emocional, destacando que o seu desenvolvimento de maneira conjunta potencializa o aprendizado e a aquisição de um conjunto de capacidades e habilidades necessárias ao longo da vida. Também visa contribuir no campo educacional para que a Educação Infantil possa ser repensada e que seu objetivo de desenvolver as crianças integralmente seja cumprido em sua totalidade.