O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9713 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho foi uma intervenção de alunos do quarto período do curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, junto à escola de Áudio comunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC que tem como principal característica o método bilíngue de comunicação. Nosso principal objetivo é discutir as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática com alunos surdos matriculados em uma escola bilíngue, no município de Campina Grande – PB. Utilizamos uma abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, utilizamos a observação participante. As observações foram feitas no turno da noite com turmas do 9º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio no período. As observações foram realizadas durante as quatro últimas segundas-feiras do mês de setembro de 2014. Os dados demonstraram que os alunos surdos estudados têm dificuldades em compreender o processo de resolução das quatro operações fundamentais da matemática, tais que, adição, subtração, multiplicação e divisão e a não adaptação do currículo, por parte do professor, de acordo com as necessidades educacionais de tais alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_16_59_19_idinscrito_249_2ae0ad3bedc6f10e172f1c17dc7ac5f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ MARIA" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9713 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho foi uma intervenção de alunos do quarto período do curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, junto à escola de Áudio comunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC que tem como principal característica o método bilíngue de comunicação. Nosso principal objetivo é discutir as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática com alunos surdos matriculados em uma escola bilíngue, no município de Campina Grande – PB. Utilizamos uma abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, utilizamos a observação participante. As observações foram feitas no turno da noite com turmas do 9º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio no período. As observações foram realizadas durante as quatro últimas segundas-feiras do mês de setembro de 2014. Os dados demonstraram que os alunos surdos estudados têm dificuldades em compreender o processo de resolução das quatro operações fundamentais da matemática, tais que, adição, subtração, multiplicação e divisão e a não adaptação do currículo, por parte do professor, de acordo com as necessidades educacionais de tais alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_16_59_19_idinscrito_249_2ae0ad3bedc6f10e172f1c17dc7ac5f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ MARIA" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }