Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96981
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3096
    "inscrito_id" => 403
    "titulo" => "BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => "Este artigo trata da interdisciplinaridade em um espaço escolar, denominada em outros locais como sala de multimeios, mas aqui denominada “Biblioteca Integrada: Rubem Alves”, tendo como principal intuito o desenvolvimento cognitivo e social do educando. Sairemos dos padrões de biblioteca e trabalharemos a apropriação do conhecimento em um espaço plural. Sabe-se que muitos estudantes apresentam dificuldade no desenvolvimento significativo da aprendizagem e que, um dos fatores relacionados a essa dificuldade, pode estar atrelado à falta de conexão do conteúdo trabalhado a outras áreas do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral despertar no estudante o desejo de buscar novos conhecimentos e, com isso, complementar sua formação de forma prática, lúdica e significativa. Tendo como objetivo específico despertar no aluno a busca pelo saber, seja ele teórico, prático ou lúdico, relacionando-os para um melhor desenvolvimento intelectual. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de cunho campo, este projeto surgiu da necessidade de desenvolver o aprendizado múltiplo dos nossos discentes. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as demandas dos educandos, e, posteriormente, a execução do projeto, onde, cada etapa foi aprimorada de acordo com as necessidades dos estudantes, da biblioteca e da escola. O Livro “Ensino Híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, apresenta o desenvolvimento da aprendizagem significativa a partir de ferramentas digitais, pesquisa de campo, debates, leituras, exercícios, projetos, atividades, levando assim o estudante a desenvolver sua criatividade. Além do livro “Ensino Híbrido”, um autor que nos guiou nessa pesquisa foi Rubem Alves, com sua forma de ver e pensar sobre a educação, os professores e os alunos. Com a criação desse espaço, os discentes da referida escola ganham uma motivação semanal, aguardando ansiosamente o dia das aulas diferenciadas na Biblioteca Integrada. Deste modo, buscamos desenvolver um conhecimento teórico com leveza e praticidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID403_TB3096_14112023222345.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO"
    "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96981
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3096
    "inscrito_id" => 403
    "titulo" => "BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => "Este artigo trata da interdisciplinaridade em um espaço escolar, denominada em outros locais como sala de multimeios, mas aqui denominada “Biblioteca Integrada: Rubem Alves”, tendo como principal intuito o desenvolvimento cognitivo e social do educando. Sairemos dos padrões de biblioteca e trabalharemos a apropriação do conhecimento em um espaço plural. Sabe-se que muitos estudantes apresentam dificuldade no desenvolvimento significativo da aprendizagem e que, um dos fatores relacionados a essa dificuldade, pode estar atrelado à falta de conexão do conteúdo trabalhado a outras áreas do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral despertar no estudante o desejo de buscar novos conhecimentos e, com isso, complementar sua formação de forma prática, lúdica e significativa. Tendo como objetivo específico despertar no aluno a busca pelo saber, seja ele teórico, prático ou lúdico, relacionando-os para um melhor desenvolvimento intelectual. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de cunho campo, este projeto surgiu da necessidade de desenvolver o aprendizado múltiplo dos nossos discentes. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as demandas dos educandos, e, posteriormente, a execução do projeto, onde, cada etapa foi aprimorada de acordo com as necessidades dos estudantes, da biblioteca e da escola. O Livro “Ensino Híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, apresenta o desenvolvimento da aprendizagem significativa a partir de ferramentas digitais, pesquisa de campo, debates, leituras, exercícios, projetos, atividades, levando assim o estudante a desenvolver sua criatividade. Além do livro “Ensino Híbrido”, um autor que nos guiou nessa pesquisa foi Rubem Alves, com sua forma de ver e pensar sobre a educação, os professores e os alunos. Com a criação desse espaço, os discentes da referida escola ganham uma motivação semanal, aguardando ansiosamente o dia das aulas diferenciadas na Biblioteca Integrada. Deste modo, buscamos desenvolver um conhecimento teórico com leveza e praticidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID403_TB3096_14112023222345.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO"
    "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo trata da interdisciplinaridade em um espaço escolar, denominada em outros locais como sala de multimeios, mas aqui denominada “Biblioteca Integrada: Rubem Alves”, tendo como principal intuito o desenvolvimento cognitivo e social do educando. Sairemos dos padrões de biblioteca e trabalharemos a apropriação do conhecimento em um espaço plural. Sabe-se que muitos estudantes apresentam dificuldade no desenvolvimento significativo da aprendizagem e que, um dos fatores relacionados a essa dificuldade, pode estar atrelado à falta de conexão do conteúdo trabalhado a outras áreas do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral despertar no estudante o desejo de buscar novos conhecimentos e, com isso, complementar sua formação de forma prática, lúdica e significativa. Tendo como objetivo específico despertar no aluno a busca pelo saber, seja ele teórico, prático ou lúdico, relacionando-os para um melhor desenvolvimento intelectual. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de cunho campo, este projeto surgiu da necessidade de desenvolver o aprendizado múltiplo dos nossos discentes. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as demandas dos educandos, e, posteriormente, a execução do projeto, onde, cada etapa foi aprimorada de acordo com as necessidades dos estudantes, da biblioteca e da escola. O Livro “Ensino Híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, apresenta o desenvolvimento da aprendizagem significativa a partir de ferramentas digitais, pesquisa de campo, debates, leituras, exercícios, projetos, atividades, levando assim o estudante a desenvolver sua criatividade. Além do livro “Ensino Híbrido”, um autor que nos guiou nessa pesquisa foi Rubem Alves, com sua forma de ver e pensar sobre a educação, os professores e os alunos. Com a criação desse espaço, os discentes da referida escola ganham uma motivação semanal, aguardando ansiosamente o dia das aulas diferenciadas na Biblioteca Integrada. Deste modo, buscamos desenvolver um conhecimento teórico com leveza e praticidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.