SILVA, Josiel Pereira Da et al.. O uso de jogos nas aulas de matemática. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9639>. Acesso em: 12/12/2024 05:50
Na E.E.E.F.M. Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro - PB, o índice da evasão escolar é bastante elevado, sendo este um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais que lá atuam. A presente pesquisa, almejou constatar se a utilização de jogos em uma turma de aproximadamente 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio pode ser uma alternativa para os educadores matemáticos utilizarem em suas aulas. Após a confecção dos jogos e a apresentação destes a outros alunos de outras escolas, foi elaborado um questionário e em seguida aplicado para verificar a satisfação dos discentes que estavam diretamente envolvidos nas atividades da pesquisa, constatou-se que os conceitos matemáticos são aprendidos com mais facilidade quando são abordados através de jogos, verificou-se que a função exponencial pode ser abordada por meio Torre de Hanói, onde podem-se ser abordados os conceitos de domínio, imagem, contra domínio e de lei de definição de uma função.