A presente pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dada ao gênero dramático no material didático destinado às aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais) da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, à luz das teorias de Análise da Conversação, Oralidade, Retextualização, Teoria Teatral, Análise de Material Didático. Procura-se verificar se o direcionamento das atividades permite o desenvolvimento da oralidade, imprescindível para tal gênero, bem como propor uma sequência de atividades que contemple de fato a multimodalidade do gênero dramático. A metodologia proposta para este trabalho se constitui dos seguintes procedimentos: i) Pesquisa bibliográfica: leitura e sistematização de obras e referenciais teóricos como base para a análise do corpus e para a elaboração das atividades a serem aplicadas durante o trabalho; ii) Descrição e análise do material didático adotado e utilizado pela escola selecionada (corpus); iii) Identificação e sistematização da abordagem do gênero dramático no material didático selecionado; iv) Proposta de uma sequência de atividades que contemple a multimodalidade do gênero dramático; v) Aplicação da sequência de atividades com os alunos da escola selecionada; vi) Análise dos resultados obtidos. Para esta comunicação, apresentamos uma mostra dos resultados obtidos até o momento, constituídos pela análise do material didático em questão e embasamento teórico que justifica a estreita relevância da oralidade para a emancipação do sujeito, nas mais diversas interações e meios sociais em que vive, destacando o universo da educação e do trabalho.