Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORALIDADE EM XEQUE: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO GÊNERO DRAMÁTICO NO MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA NA VIDA DO ESTUDANTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95470
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 11454
    "titulo" => "ORALIDADE EM XEQUE: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO GÊNERO DRAMÁTICO NO MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA NA VIDA DO ESTUDANTE."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dada ao gênero dramático no material didático destinado às aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais) da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, à luz das teorias de Análise da Conversação, Oralidade, Retextualização, Teoria Teatral, Análise de Material Didático. Procura-se verificar se o direcionamento das atividades permite o desenvolvimento da oralidade, imprescindível para tal gênero, bem como propor uma sequência de atividades que contemple de fato a multimodalidade do gênero dramático. A metodologia proposta para este trabalho se constitui dos seguintes procedimentos: i) Pesquisa bibliográfica: leitura e sistematização de obras e referenciais teóricos como base para a análise do corpus e para a elaboração das atividades a serem aplicadas durante o trabalho; ii) Descrição e análise do material didático adotado e utilizado pela escola selecionada (corpus); iii) Identificação e sistematização da abordagem do gênero dramático no material didático selecionado; iv) Proposta de uma sequência de atividades que contemple a multimodalidade do gênero dramático; v) Aplicação da sequência de atividades com os alunos da escola selecionada; vi) Análise dos resultados obtidos. Para esta comunicação, apresentamos uma mostra dos resultados obtidos até o momento, constituídos pela análise do material didático em questão e embasamento teórico que justifica a estreita relevância da oralidade para a emancipação do sujeito, nas mais diversas interações e meios sociais em que vive, destacando o universo da educação e do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11454_TB1086_02052023221310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "W. Rodrigues"
    "autor_email" => "wr.ferreira@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95470
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 11454
    "titulo" => "ORALIDADE EM XEQUE: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO GÊNERO DRAMÁTICO NO MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA NA VIDA DO ESTUDANTE."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dada ao gênero dramático no material didático destinado às aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais) da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, à luz das teorias de Análise da Conversação, Oralidade, Retextualização, Teoria Teatral, Análise de Material Didático. Procura-se verificar se o direcionamento das atividades permite o desenvolvimento da oralidade, imprescindível para tal gênero, bem como propor uma sequência de atividades que contemple de fato a multimodalidade do gênero dramático. A metodologia proposta para este trabalho se constitui dos seguintes procedimentos: i) Pesquisa bibliográfica: leitura e sistematização de obras e referenciais teóricos como base para a análise do corpus e para a elaboração das atividades a serem aplicadas durante o trabalho; ii) Descrição e análise do material didático adotado e utilizado pela escola selecionada (corpus); iii) Identificação e sistematização da abordagem do gênero dramático no material didático selecionado; iv) Proposta de uma sequência de atividades que contemple a multimodalidade do gênero dramático; v) Aplicação da sequência de atividades com os alunos da escola selecionada; vi) Análise dos resultados obtidos. Para esta comunicação, apresentamos uma mostra dos resultados obtidos até o momento, constituídos pela análise do material didático em questão e embasamento teórico que justifica a estreita relevância da oralidade para a emancipação do sujeito, nas mais diversas interações e meios sociais em que vive, destacando o universo da educação e do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11454_TB1086_02052023221310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "W. Rodrigues"
    "autor_email" => "wr.ferreira@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dada ao gênero dramático no material didático destinado às aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais) da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, à luz das teorias de Análise da Conversação, Oralidade, Retextualização, Teoria Teatral, Análise de Material Didático. Procura-se verificar se o direcionamento das atividades permite o desenvolvimento da oralidade, imprescindível para tal gênero, bem como propor uma sequência de atividades que contemple de fato a multimodalidade do gênero dramático. A metodologia proposta para este trabalho se constitui dos seguintes procedimentos: i) Pesquisa bibliográfica: leitura e sistematização de obras e referenciais teóricos como base para a análise do corpus e para a elaboração das atividades a serem aplicadas durante o trabalho; ii) Descrição e análise do material didático adotado e utilizado pela escola selecionada (corpus); iii) Identificação e sistematização da abordagem do gênero dramático no material didático selecionado; iv) Proposta de uma sequência de atividades que contemple a multimodalidade do gênero dramático; v) Aplicação da sequência de atividades com os alunos da escola selecionada; vi) Análise dos resultados obtidos. Para esta comunicação, apresentamos uma mostra dos resultados obtidos até o momento, constituídos pela análise do material didático em questão e embasamento teórico que justifica a estreita relevância da oralidade para a emancipação do sujeito, nas mais diversas interações e meios sociais em que vive, destacando o universo da educação e do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.