MENEZES, Rafaela Cristina De et al.. Modelos didáticos para o ensino de botânica. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95012>. Acesso em: 22/11/2024 21:35
A Botânica engloba grande quantidade de conceitos e denominações, tornando-se responsável por investigar as características das plantas, incluindo seus processos evolutivas, sendo enfrentada com dificuldade pelos alunos do Ensino Superior. No entanto, a utilização de modelos didáticos pode se constituir numa alternativa viável de fácil assimilação, além de tornar as aulas atrativas e dinâmicas, contribuindo para o processo de construção do conhecimento. Com o objetivo de facilitar o estudo das plantas em disciplinas da graduação através de metodologias ativas, foram elaborados modelos didáticos tridimensionais em realidade aumentada (RA), feitos em biscuit, dos diferentes grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), bem como de Algas, visando a compreensão das relações evolutivas ao longo do tempo e dos caracteres adaptativos dos grupos. Desta maneira, o propósito do trabalho foi desenvolver e analisar o uso de modelos didáticos como recurso de ensino-aprendizagem em turmas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras-PB. Questionários avaliativos foram estruturados e utilizados para analisar o conhecimento dos discentes sobre os conteúdos botânicos sem e com o uso de modelos didáticos, sendo efetuadas intervenções pedagógicas com exibição e manuseio dos modelos tridimensionais. Como resultados, observou-se que após intervenção pedagógica por meio dos modelos botânicos, houve um aumento nos índices de acertos das questões nas duas turmas analisadas, que foi de 50% para 67% e de 60% para 71%, respectivamente. O uso de modelos didáticos proporcionou maior entendimento dos conteúdos abordados além de mostrarem-se eficazes para a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes. Desta forma, fica evidente que a utilização dessa estratégia metodológica de ensino é um diferencial em sala de aula, capaz de suprir as dificuldades que possam existir dentro dos conteúdos botânicos, despontando-se como uma ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem.