Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94662
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 3940
    "titulo" => "A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3940_TB11_02102023110647.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EVANA RIBEIRO"
    "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94662
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 3940
    "titulo" => "A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3940_TB11_02102023110647.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EVANA RIBEIRO"
    "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.