OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94645 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 2026 "inscrito_id" => 3319 "titulo" => "OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o uso do Google Earth como ferramenta no ensino de Geografia, explorando o potencial das geotecnologias na sala de aula. O estudo analisa a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento da compreensão espacial dos alunos e para facilitar a aprendizagem dos conceitos geográficos. A pesquisa parte do pressuposto de que as geotecnologias, como o Google Earth, podem contribuir significativamente para a construção do conhecimento geográfico, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e interativa. Além disso, o uso dessas ferramentas permite aos alunos explorar o mundo virtualmente, observando paisagens, identificando locais e visualizando fenômenos geográficos em diferentes escalas. No entanto, o estudo também destaca desafios enfrentados pelos professores ao utilizar o Google Earth no ensino de Geografia. Esses desafios envolvem a adaptação do programa às necessidades e faixa etária dos alunos, bem como a superação de práticas tradicionais em sala de aula. Para superar esses desafios, os professores adotam estratégias pedagógicas inovadoras, como a elaboração de atividades que exploram as imagens disponíveis no Google Earth, trabalhando conceitos como paisagem, lugar, localização e interação entre sociedade e natureza. Essas estratégias buscam integrar o conhecimento geográfico ao cotidiano dos alunos, desenvolvendo habilidades e estimulando o pensamento crítico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3319_TB2026_13112023193432.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO APARECIDO VAZ DANTAS" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabio.dantas.vaz@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94645 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 2026 "inscrito_id" => 3319 "titulo" => "OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o uso do Google Earth como ferramenta no ensino de Geografia, explorando o potencial das geotecnologias na sala de aula. O estudo analisa a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento da compreensão espacial dos alunos e para facilitar a aprendizagem dos conceitos geográficos. A pesquisa parte do pressuposto de que as geotecnologias, como o Google Earth, podem contribuir significativamente para a construção do conhecimento geográfico, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e interativa. Além disso, o uso dessas ferramentas permite aos alunos explorar o mundo virtualmente, observando paisagens, identificando locais e visualizando fenômenos geográficos em diferentes escalas. No entanto, o estudo também destaca desafios enfrentados pelos professores ao utilizar o Google Earth no ensino de Geografia. Esses desafios envolvem a adaptação do programa às necessidades e faixa etária dos alunos, bem como a superação de práticas tradicionais em sala de aula. Para superar esses desafios, os professores adotam estratégias pedagógicas inovadoras, como a elaboração de atividades que exploram as imagens disponíveis no Google Earth, trabalhando conceitos como paisagem, lugar, localização e interação entre sociedade e natureza. Essas estratégias buscam integrar o conhecimento geográfico ao cotidiano dos alunos, desenvolvendo habilidades e estimulando o pensamento crítico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3319_TB2026_13112023193432.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO APARECIDO VAZ DANTAS" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabio.dantas.vaz@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }