ESTÍMULOS AO SENSO CRÍTICO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: VIVÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94640 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1996 "inscrito_id" => 3869 "titulo" => "ESTÍMULOS AO SENSO CRÍTICO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: VIVÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO" "resumo" => "O curso de licenciatura em Geografia nos dias atuais tem como principal desafio preparar professores através de métodos de trabalhos alternativos para o desenvolvimento de cidadãos com uma nova mentalidade onde o coletivo supere o individual, além de considerar demandas antes ignoradas. Nesse sentido este relato de experiência está pautado em uma proposta que considera o trabalho de campo no entorno da cidade polo. Tendo como objetivos compreender como a Educação do Campo, realizada nas instituições de ensino, tendo como objeto de estudo uma Casa Familiar Rural (CFR) e uma escola indígena, além de possibilitar a compreenão de como a categoria trabalho é contextualizada enquanto uma possibilidade para a expansão da consciência crítica nas instituições. A metodologia pautou-se no Materialismo Histórico e Dialético, tornando possível dialogar sobre as práticas interdisciplinares nos colégios visitados, analisando o papel dos coletivos comunitários para a organização do trabalho educacional dentro da pedagogia da Alternância praticada nas Escolas do Campo. Como é o caso da CFR ou ainda na compreensão das comunidades envolvidas com as escolas visitadas, passando a entender sua cultura/história dos/as camponeses/as e indígenas a partir de algumas práticas de lutas e resistências para a permanência delas. Dentre essa diversidade de ações, visitas e particularidades, estimulou-se os acadêmicos a entender os princípios de uma educação indígena (intercultural, especifica, diferenciada e bilingue), problematizando a importância das lideranças políticas, culturais e religiosas na discussão do currículo escolar indígena, como símbolo de resistência e ao mesmo tempo considerou a prática pedagógica do trabalho de campo." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID3869_TB1996_16112023104410.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE T VERCEZI" "autor_nome_curto" => "Jaqueline T Ver" "autor_email" => "jaqvercezi@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94640 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1996 "inscrito_id" => 3869 "titulo" => "ESTÍMULOS AO SENSO CRÍTICO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: VIVÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO" "resumo" => "O curso de licenciatura em Geografia nos dias atuais tem como principal desafio preparar professores através de métodos de trabalhos alternativos para o desenvolvimento de cidadãos com uma nova mentalidade onde o coletivo supere o individual, além de considerar demandas antes ignoradas. Nesse sentido este relato de experiência está pautado em uma proposta que considera o trabalho de campo no entorno da cidade polo. Tendo como objetivos compreender como a Educação do Campo, realizada nas instituições de ensino, tendo como objeto de estudo uma Casa Familiar Rural (CFR) e uma escola indígena, além de possibilitar a compreenão de como a categoria trabalho é contextualizada enquanto uma possibilidade para a expansão da consciência crítica nas instituições. A metodologia pautou-se no Materialismo Histórico e Dialético, tornando possível dialogar sobre as práticas interdisciplinares nos colégios visitados, analisando o papel dos coletivos comunitários para a organização do trabalho educacional dentro da pedagogia da Alternância praticada nas Escolas do Campo. Como é o caso da CFR ou ainda na compreensão das comunidades envolvidas com as escolas visitadas, passando a entender sua cultura/história dos/as camponeses/as e indígenas a partir de algumas práticas de lutas e resistências para a permanência delas. Dentre essa diversidade de ações, visitas e particularidades, estimulou-se os acadêmicos a entender os princípios de uma educação indígena (intercultural, especifica, diferenciada e bilingue), problematizando a importância das lideranças políticas, culturais e religiosas na discussão do currículo escolar indígena, como símbolo de resistência e ao mesmo tempo considerou a prática pedagógica do trabalho de campo." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID3869_TB1996_16112023104410.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE T VERCEZI" "autor_nome_curto" => "Jaqueline T Ver" "autor_email" => "jaqvercezi@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }