Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94566
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 3552
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o currículo do ensino de Geografia e as contribuições da perspectiva decolonial para a Educação Ambiental por meio de um livro didático da Coleção Araribá Mais, da Editora Moderna, usado no 6º ano do Ensino Fundamental. Tal abordagem busca fazer uma reflexão sobre as contribuições da pedagogia decolonial, conforme proposta por Walsh (2013), bem como da noção de colonialidade do poder, discutida por Quijano (2005), para a Educação Ambiental, a partir de alguns conteúdos abordados no livro didático de Geografia. Para isso, analisa o currículo e suas relações de disputa e de poder, de acordo com Silva (2010) e Arroyo (2013), em contraponto à BNCC."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3552_TB1767_27112023190130.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMA JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILMA SILVA"
    "autor_email" => "edilma.silva@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94566
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 3552
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o currículo do ensino de Geografia e as contribuições da perspectiva decolonial para a Educação Ambiental por meio de um livro didático da Coleção Araribá Mais, da Editora Moderna, usado no 6º ano do Ensino Fundamental. Tal abordagem busca fazer uma reflexão sobre as contribuições da pedagogia decolonial, conforme proposta por Walsh (2013), bem como da noção de colonialidade do poder, discutida por Quijano (2005), para a Educação Ambiental, a partir de alguns conteúdos abordados no livro didático de Geografia. Para isso, analisa o currículo e suas relações de disputa e de poder, de acordo com Silva (2010) e Arroyo (2013), em contraponto à BNCC."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3552_TB1767_27112023190130.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMA JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILMA SILVA"
    "autor_email" => "edilma.silva@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho analisa o currículo do ensino de Geografia e as contribuições da perspectiva decolonial para a Educação Ambiental por meio de um livro didático da Coleção Araribá Mais, da Editora Moderna, usado no 6º ano do Ensino Fundamental. Tal abordagem busca fazer uma reflexão sobre as contribuições da pedagogia decolonial, conforme proposta por Walsh (2013), bem como da noção de colonialidade do poder, discutida por Quijano (2005), para a Educação Ambiental, a partir de alguns conteúdos abordados no livro didático de Geografia. Para isso, analisa o currículo e suas relações de disputa e de poder, de acordo com Silva (2010) e Arroyo (2013), em contraponto à BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.