ELABORAÇÃO DE UM MAPA COLETIVO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MÜLLER, EM CERRO BRANCO – RS.
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94514 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1636 "inscrito_id" => 2766 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM MAPA COLETIVO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MÜLLER, EM CERRO BRANCO – RS." "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido dada a potencialidade turística da região, com suas belas paisagens, buscando analisar os pontos turísticos através de um mapa coletivo. O objetivo principal deste trabalho é analisar o senso de localização dos pontos turísticos e de socialização, como também a identificação das residências dos estudantes do município de Cerro Branco/RS através da construção de um mapa coletivo. Para a aplicação, foram construídos previamente pelo autor dois mapas, um com uma camada do Google Maps (mapa de apoio) e outro com uma camada do Google Earth Pro (colado em isopor) para a aplicação da dinâmica. Neste sentido, foi desenvolvido um mapa coletivo com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, de Cerro Branco, RS. A atividade foi constituída por duas etapas, onde na primeira os alunos juntamente com o aplicador elencaram os principais pontos turísticos e paisagens municipais, além de debater sobre os conceitos de paisagem, lugar, pertencimento e território. Na segunda etapa, foi confeccionado um mapa coletivo com pontos turísticos e paisagens municipais, como também a identificação das residências de cada aluno sobre o mapa com a camada do Google Earth Pro. Como resultado, durante a construção coletiva foi possível observar efetividade na dinâmica proposta, onde o mapa de apoio foi fundamental na identificação dos pontos nos locais corretamente. Ademais, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos de geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivos como ferramenta didática." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2766_TB1636_13112023104220.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO AUGUSTO ALTERMANN" "autor_nome_curto" => "Francisco" "autor_email" => "franciscoaltermann9240@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94514 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1636 "inscrito_id" => 2766 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM MAPA COLETIVO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MÜLLER, EM CERRO BRANCO – RS." "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido dada a potencialidade turística da região, com suas belas paisagens, buscando analisar os pontos turísticos através de um mapa coletivo. O objetivo principal deste trabalho é analisar o senso de localização dos pontos turísticos e de socialização, como também a identificação das residências dos estudantes do município de Cerro Branco/RS através da construção de um mapa coletivo. Para a aplicação, foram construídos previamente pelo autor dois mapas, um com uma camada do Google Maps (mapa de apoio) e outro com uma camada do Google Earth Pro (colado em isopor) para a aplicação da dinâmica. Neste sentido, foi desenvolvido um mapa coletivo com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, de Cerro Branco, RS. A atividade foi constituída por duas etapas, onde na primeira os alunos juntamente com o aplicador elencaram os principais pontos turísticos e paisagens municipais, além de debater sobre os conceitos de paisagem, lugar, pertencimento e território. Na segunda etapa, foi confeccionado um mapa coletivo com pontos turísticos e paisagens municipais, como também a identificação das residências de cada aluno sobre o mapa com a camada do Google Earth Pro. Como resultado, durante a construção coletiva foi possível observar efetividade na dinâmica proposta, onde o mapa de apoio foi fundamental na identificação dos pontos nos locais corretamente. Ademais, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos de geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivos como ferramenta didática." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2766_TB1636_13112023104220.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO AUGUSTO ALTERMANN" "autor_nome_curto" => "Francisco" "autor_email" => "franciscoaltermann9240@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }