O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PERCURSO POR ENTRE MAPAS E FABULAÇÕES
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94268 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1079 "inscrito_id" => 2422 "titulo" => "O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PERCURSO POR ENTRE MAPAS E FABULAÇÕES" "resumo" => "Este artigo apresenta práticas acerca do letramento cartográfico na educação infantil, tomando como pressuposto que na primeira etapa da educação básica o atendimento está direcionado às crianças de 0 a 5 anos de idade e o trabalho pedagógico fundamenta-se nas interações e brincadeiras articuladas aos processos de ensino e aprendizagem com base nas múltiplas linguagens. A investigação tem como referência a natureza qualitativa de pesquisa e elege como abordagem metodológica a pesquisa-ação. Estabelece interlocuções entre referências teóricas da Educação Infantil e Geografia a partir dos estudos de Gobbi (2010) e Castellar (2011), para fundamentar o debate sobre o letramento cartográfico como uma linguagem a ser desenvolvida na Educação Infantil. Com base nos estudos realizados com um grupo de 23 crianças entre 4 e 5 anos, evidenciou-se possibilidades de experiências pedagógicas cujo saber cartográfico se fizeram presentes. A partir de questionamentos fundamentais da Geografia, as experiências tiveram como ponto de partida o princípio da localização para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Esperamos com este estudo reafirmar a importância do desenvolvimento do pensamento geográfico desde a Educação Infantil e do diálogo das áreas pedagógica e geográfica." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2422_TB1079_12112023192509.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANO TOREZANI TONON" "autor_nome_curto" => "JULIANO" "autor_email" => "julianottonon@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94268 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1079 "inscrito_id" => 2422 "titulo" => "O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PERCURSO POR ENTRE MAPAS E FABULAÇÕES" "resumo" => "Este artigo apresenta práticas acerca do letramento cartográfico na educação infantil, tomando como pressuposto que na primeira etapa da educação básica o atendimento está direcionado às crianças de 0 a 5 anos de idade e o trabalho pedagógico fundamenta-se nas interações e brincadeiras articuladas aos processos de ensino e aprendizagem com base nas múltiplas linguagens. A investigação tem como referência a natureza qualitativa de pesquisa e elege como abordagem metodológica a pesquisa-ação. Estabelece interlocuções entre referências teóricas da Educação Infantil e Geografia a partir dos estudos de Gobbi (2010) e Castellar (2011), para fundamentar o debate sobre o letramento cartográfico como uma linguagem a ser desenvolvida na Educação Infantil. Com base nos estudos realizados com um grupo de 23 crianças entre 4 e 5 anos, evidenciou-se possibilidades de experiências pedagógicas cujo saber cartográfico se fizeram presentes. A partir de questionamentos fundamentais da Geografia, as experiências tiveram como ponto de partida o princípio da localização para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Esperamos com este estudo reafirmar a importância do desenvolvimento do pensamento geográfico desde a Educação Infantil e do diálogo das áreas pedagógica e geográfica." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2422_TB1079_12112023192509.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANO TOREZANI TONON" "autor_nome_curto" => "JULIANO" "autor_email" => "julianottonon@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }