PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSTRUMENTOS DA DECOLONIZAÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA SAPOTAL: REFLEXO EDUCATIVO LOCAL.
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93931 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1877 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSTRUMENTOS DA DECOLONIZAÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA SAPOTAL: REFLEXO EDUCATIVO LOCAL." "resumo" => "O trabalho intitulado Práticas Educativas como Instrumentos da Decolonização na Comunidade Indígena kokama Sapotal: Reflexo Educativo Local. , tem como objetivo identificar às práticas educativas e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal. O trabalho tem como procedimentos metodológicos os métodos qualitativo e quantitativo, os mesmos possibilitaram-nos identificar às práticas educativas decoloniais e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal e conhecer os motivos pelos quais essas práticas educativas e a cultura se mantinham no anonimato e desconhecidas. A coleta de dados foi feita por meio de trabalho de campo, entrevistas narrativas, questionários de natureza individual e coletiva, também foram utilizados outros artifícios digitais como o Google Earth para mapear a área da comunidade, câmera fotográficas, usada para registro das práticas, gravador de voz, mapas e entre outros. As pesquisas bibliográficas tendo como: artigos, livros e revistas serviram como bases teóricas de grades importâncias para o enriquecimento do trabalho nas quais foram encontradas informações prévias para o enriquecimento do trabalho. Os resultados da pesquisa partiram-se através das narrativas, questionários, trabalhos de campo e pesquisas bibliográficas e através dos docentes indígenas kokama, possibilitando-nos entender suas práticas educativas e socioculturais que estiveram no anonimato por muito tempo, destacando e assim dando potencialidade à essas práticas através das produções feitas pelos docentes da comunidade, tendo em vista como práticas educativas e reflexo local. Com os resultados da pesquisa, possibilitem que as atenções se voltem para a relevância de se compreender as potencialidades e produções resultantes do fazer pedagógico dos docentes indígenas, para se repensar as políticas públicas para a formação de professores indígenas, sobretudo da Escola Municipal Marechal Rondon, localizada na comunidade de Sapotal." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 67: POR UMA GEOGRAFIA ANTI-COLONIAL: CONFLITOS TERRITORIAIS, RESISTÊNCIAS E AUTONOMIA DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1877_TB353_13112023013718.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAICO APAGUENHO CURICO" "autor_nome_curto" => "MAICO" "autor_email" => "maicobc1991@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93931 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1877 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSTRUMENTOS DA DECOLONIZAÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA SAPOTAL: REFLEXO EDUCATIVO LOCAL." "resumo" => "O trabalho intitulado Práticas Educativas como Instrumentos da Decolonização na Comunidade Indígena kokama Sapotal: Reflexo Educativo Local. , tem como objetivo identificar às práticas educativas e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal. O trabalho tem como procedimentos metodológicos os métodos qualitativo e quantitativo, os mesmos possibilitaram-nos identificar às práticas educativas decoloniais e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal e conhecer os motivos pelos quais essas práticas educativas e a cultura se mantinham no anonimato e desconhecidas. A coleta de dados foi feita por meio de trabalho de campo, entrevistas narrativas, questionários de natureza individual e coletiva, também foram utilizados outros artifícios digitais como o Google Earth para mapear a área da comunidade, câmera fotográficas, usada para registro das práticas, gravador de voz, mapas e entre outros. As pesquisas bibliográficas tendo como: artigos, livros e revistas serviram como bases teóricas de grades importâncias para o enriquecimento do trabalho nas quais foram encontradas informações prévias para o enriquecimento do trabalho. Os resultados da pesquisa partiram-se através das narrativas, questionários, trabalhos de campo e pesquisas bibliográficas e através dos docentes indígenas kokama, possibilitando-nos entender suas práticas educativas e socioculturais que estiveram no anonimato por muito tempo, destacando e assim dando potencialidade à essas práticas através das produções feitas pelos docentes da comunidade, tendo em vista como práticas educativas e reflexo local. Com os resultados da pesquisa, possibilitem que as atenções se voltem para a relevância de se compreender as potencialidades e produções resultantes do fazer pedagógico dos docentes indígenas, para se repensar as políticas públicas para a formação de professores indígenas, sobretudo da Escola Municipal Marechal Rondon, localizada na comunidade de Sapotal." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 67: POR UMA GEOGRAFIA ANTI-COLONIAL: CONFLITOS TERRITORIAIS, RESISTÊNCIAS E AUTONOMIA DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1877_TB353_13112023013718.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAICO APAGUENHO CURICO" "autor_nome_curto" => "MAICO" "autor_email" => "maicobc1991@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }