EDUCAÇÃO POPULAR E DESENVOLVIMENTO NO CAMPO LESTE-TIMORENSE: REFLEXÕES ACERCA DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93892 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1399 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E DESENVOLVIMENTO NO CAMPO LESTE-TIMORENSE: REFLEXÕES ACERCA DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "Timor-Leste tem como ponto de encontro com o Brasil, o fato de ser um país lusofalante, sendo este o principal motivo de haver diversas cooperações entre esses dois países. Com isso, em 2013, o movimento social do campo do Timor-Leste, intitulado União dos Agricultores de Ermera (UNAER), solicitou apoio da cooperação brasileira em Timor-Leste (Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP/CAPES), para a construção de uma universidade popular camponesa intitulada Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu (IEFS). Nesse sentido, essa parceria com o PQLP/CAPES se estendeu até o início das aulas da universidade popular, em 2015, e teve como foco a construção curricular e a formação de professores. Assim, o presente trabalho busca apresentar e discutir acerca do papel da cooperação educacional brasileira em Timor-Leste e suas respectivas ações entre os anos de 2013 e 2015, especificamente sobre as atividades relacionadas à formação de professores e à construção curricular do IEFS. Prioritariamente, o trabalho é fruto de reflexões teóricas sobre a temática, somadas à experiência do autor na presente cooperação. Portanto, a atividade de cooperação discutida aqui é fruto de uma política externa brasileira de caráter sul-sul, visando a troca de experiências educacionais e consequente construção apoios relacionados ao desenvolvimento leste-timorense, perpassando pela Educação Popular. No caso, essa demanda teve como principal interesse uma forma de desenvolvimento alternativa ligado às reais necessidades das pessoas do campo em Timor-Leste: problemas relacionados à terra e a questão da fome." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1399_TB279_09112023063746.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL PENTEADO URBAN" "autor_nome_curto" => "SAMUEL URBAN" "autor_email" => "samuelurban15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93892 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1399 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E DESENVOLVIMENTO NO CAMPO LESTE-TIMORENSE: REFLEXÕES ACERCA DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "Timor-Leste tem como ponto de encontro com o Brasil, o fato de ser um país lusofalante, sendo este o principal motivo de haver diversas cooperações entre esses dois países. Com isso, em 2013, o movimento social do campo do Timor-Leste, intitulado União dos Agricultores de Ermera (UNAER), solicitou apoio da cooperação brasileira em Timor-Leste (Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP/CAPES), para a construção de uma universidade popular camponesa intitulada Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu (IEFS). Nesse sentido, essa parceria com o PQLP/CAPES se estendeu até o início das aulas da universidade popular, em 2015, e teve como foco a construção curricular e a formação de professores. Assim, o presente trabalho busca apresentar e discutir acerca do papel da cooperação educacional brasileira em Timor-Leste e suas respectivas ações entre os anos de 2013 e 2015, especificamente sobre as atividades relacionadas à formação de professores e à construção curricular do IEFS. Prioritariamente, o trabalho é fruto de reflexões teóricas sobre a temática, somadas à experiência do autor na presente cooperação. Portanto, a atividade de cooperação discutida aqui é fruto de uma política externa brasileira de caráter sul-sul, visando a troca de experiências educacionais e consequente construção apoios relacionados ao desenvolvimento leste-timorense, perpassando pela Educação Popular. No caso, essa demanda teve como principal interesse uma forma de desenvolvimento alternativa ligado às reais necessidades das pessoas do campo em Timor-Leste: problemas relacionados à terra e a questão da fome." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1399_TB279_09112023063746.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL PENTEADO URBAN" "autor_nome_curto" => "SAMUEL URBAN" "autor_email" => "samuelurban15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }