A capacidade de compreender as relações espaciais, tais como localização, orientação, distância e proximidade são fundamentais para o estudo da Geografia. Nesse sentido, o ensino de Geografia tem como um de seus objetivos, desenvolver as noções espaciais. Na escola, ao receber os estudantes que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental, o professor geralmente não tem um entendimento preciso dos conhecimentos prévios da turma. Isso pode ser um desafio para a elaboração de estratégias de ensino eficazes, uma vez que é importante conhecer as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos estudantes para poder planejar o ensino de forma mais adequada. Neste estudo, ainda em fase inicial de pesquisa, queremos propor, por meio de revisão da literatura, identificar a apreensão espacial dos estudantes que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica pensada para essa proposta parte da metodologia utilizada para a leitura e interpretação de mapas. Foram desenvolvidas atividades em que os estudantes representaram visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço da escola, utilizando como instrumento, a elaboração de um mapa mental, aplicado em momento subsequente em atividades práticas de orientação espacial. Através do desenho, os estudantes podem representar visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço, o que permite que o professor identifique suas concepções prévias e, assim, planeje estratégias e atividades que mitiguem as lacunas de aprendizagem identificadas.