AS NOÇÕES ESPACIAIS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93858 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1786 "titulo" => "AS NOÇÕES ESPACIAIS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A capacidade de compreender as relações espaciais, tais como localização, orientação, distância e proximidade são fundamentais para o estudo da Geografia. Nesse sentido, o ensino de Geografia tem como um de seus objetivos, desenvolver as noções espaciais. Na escola, ao receber os estudantes que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental, o professor geralmente não tem um entendimento preciso dos conhecimentos prévios da turma. Isso pode ser um desafio para a elaboração de estratégias de ensino eficazes, uma vez que é importante conhecer as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos estudantes para poder planejar o ensino de forma mais adequada. Neste estudo, ainda em fase inicial de pesquisa, queremos propor, por meio de revisão da literatura, identificar a apreensão espacial dos estudantes que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica pensada para essa proposta parte da metodologia utilizada para a leitura e interpretação de mapas. Foram desenvolvidas atividades em que os estudantes representaram visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço da escola, utilizando como instrumento, a elaboração de um mapa mental, aplicado em momento subsequente em atividades práticas de orientação espacial. Através do desenho, os estudantes podem representar visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço, o que permite que o professor identifique suas concepções prévias e, assim, planeje estratégias e atividades que mitiguem as lacunas de aprendizagem identificadas." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1786_TB221_13112023191851.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUISIANE KRAISCH" "autor_nome_curto" => "Aluisiane" "autor_email" => "aluisiane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93858 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1786 "titulo" => "AS NOÇÕES ESPACIAIS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A capacidade de compreender as relações espaciais, tais como localização, orientação, distância e proximidade são fundamentais para o estudo da Geografia. Nesse sentido, o ensino de Geografia tem como um de seus objetivos, desenvolver as noções espaciais. Na escola, ao receber os estudantes que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental, o professor geralmente não tem um entendimento preciso dos conhecimentos prévios da turma. Isso pode ser um desafio para a elaboração de estratégias de ensino eficazes, uma vez que é importante conhecer as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos estudantes para poder planejar o ensino de forma mais adequada. Neste estudo, ainda em fase inicial de pesquisa, queremos propor, por meio de revisão da literatura, identificar a apreensão espacial dos estudantes que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica pensada para essa proposta parte da metodologia utilizada para a leitura e interpretação de mapas. Foram desenvolvidas atividades em que os estudantes representaram visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço da escola, utilizando como instrumento, a elaboração de um mapa mental, aplicado em momento subsequente em atividades práticas de orientação espacial. Através do desenho, os estudantes podem representar visualmente suas experiências e conhecimentos sobre o espaço, o que permite que o professor identifique suas concepções prévias e, assim, planeje estratégias e atividades que mitiguem as lacunas de aprendizagem identificadas." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1786_TB221_13112023191851.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUISIANE KRAISCH" "autor_nome_curto" => "Aluisiane" "autor_email" => "aluisiane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }