RELATO DA EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA NO CAMPO EDUCACIONAL
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93671 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA NO CAMPO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho escrito relata a experiência de um dia de residência no campo educacional, com crianças do 1º ano do ensino fundamental (SESI Vila Leopoldina 414). O relato é feito sob a ótica de uma jovem de 18 anos, que perdeu o pai recentemente e que se mudou para São Paulo para estudar, sozinha, vivendo seu processo de cura. O campo acadêmico é repleto de idealizações, a residência é um momento de aprendizado, com acertos e erros, e também idealizado. Para os jovens, o mundo é pequeno demais, tudo pode ser desbravado, sonhos podem e devem ser realizados, a oportunidade de sair da casa dos pais para estudar e se descobrir é fascinante, mas entrar em sala de aula no papel de residente, com responsabilidades diferentes, logo após concluir o ensino médio e com anseio de mudar o mundo, transforma o jovem, de modo que ele passa a ser atravessado por vivências distintas do habitual. Sendo mulher, preta e pobre, não se trata apenas de um pedaço de papel ou apenas um diploma, trata-se de uma vida inteira, é possibilidade de ser e estar, de existir e vivenciar. O percurso de formação do estudante da área da educação passa a ser entendido como prática, não somente teoria. A residência constitui um processo formativo, um contato direto com os alunos, professores e a dinâmica tanto dentro das salas de aula quanto da escola em si. Ter a oportunidade de vivenciar tal experiência desde o início da formação capacita o futuro professor para a prática e para as adversidades ao longo da docência, fazendo-o compreender que a escola é um reflexo das relações sociais existentes e, consequentemente, um reflexo do ser humano com todas as suas complexidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID16_TB43_18102023200940.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "eduardaosilva8@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93671 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA NO CAMPO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho escrito relata a experiência de um dia de residência no campo educacional, com crianças do 1º ano do ensino fundamental (SESI Vila Leopoldina 414). O relato é feito sob a ótica de uma jovem de 18 anos, que perdeu o pai recentemente e que se mudou para São Paulo para estudar, sozinha, vivendo seu processo de cura. O campo acadêmico é repleto de idealizações, a residência é um momento de aprendizado, com acertos e erros, e também idealizado. Para os jovens, o mundo é pequeno demais, tudo pode ser desbravado, sonhos podem e devem ser realizados, a oportunidade de sair da casa dos pais para estudar e se descobrir é fascinante, mas entrar em sala de aula no papel de residente, com responsabilidades diferentes, logo após concluir o ensino médio e com anseio de mudar o mundo, transforma o jovem, de modo que ele passa a ser atravessado por vivências distintas do habitual. Sendo mulher, preta e pobre, não se trata apenas de um pedaço de papel ou apenas um diploma, trata-se de uma vida inteira, é possibilidade de ser e estar, de existir e vivenciar. O percurso de formação do estudante da área da educação passa a ser entendido como prática, não somente teoria. A residência constitui um processo formativo, um contato direto com os alunos, professores e a dinâmica tanto dentro das salas de aula quanto da escola em si. Ter a oportunidade de vivenciar tal experiência desde o início da formação capacita o futuro professor para a prática e para as adversidades ao longo da docência, fazendo-o compreender que a escola é um reflexo das relações sociais existentes e, consequentemente, um reflexo do ser humano com todas as suas complexidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID16_TB43_18102023200940.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "eduardaosilva8@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }