Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ANÁLISE DA AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93520
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "ANÁLISE DA AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar a trajetória/experiência de um professor de química que desenvolveu pesquisa em perspectiva do ensino investigativo em um clube de ciências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos/exploratórios por meio de entrevista semiestruturada, intencionou responder à questão: como as experiências nas trajetórias de professores podem proporcionar autoformação em perspectiva investigativa? As informações foram transcritas/organizadas em recortes das falas do professor pesquisado, considerando a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontam uma preocupação contínua do professor na convicção de que, além da necessidade de conhecer outros caminhos investigativos para resolver um problema envolvendo um fenômeno químico, possui consciência que esse tipo de ação requer um planejamento minucioso nas integrações das aulas. Isso pressupõe uma mudança no que tem sido a tradição na formação docente, organizada, principalmente, com experiência de inserção profissional à docência, somente com o estágio docente, após cursos de disciplinas pedagógicas ou específicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID926_TB1266_17022023103341.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MALHEIRO"
    "autor_email" => "joaomalheiro@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93520
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "ANÁLISE DA AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar a trajetória/experiência de um professor de química que desenvolveu pesquisa em perspectiva do ensino investigativo em um clube de ciências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos/exploratórios por meio de entrevista semiestruturada, intencionou responder à questão: como as experiências nas trajetórias de professores podem proporcionar autoformação em perspectiva investigativa? As informações foram transcritas/organizadas em recortes das falas do professor pesquisado, considerando a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontam uma preocupação contínua do professor na convicção de que, além da necessidade de conhecer outros caminhos investigativos para resolver um problema envolvendo um fenômeno químico, possui consciência que esse tipo de ação requer um planejamento minucioso nas integrações das aulas. Isso pressupõe uma mudança no que tem sido a tradição na formação docente, organizada, principalmente, com experiência de inserção profissional à docência, somente com o estágio docente, após cursos de disciplinas pedagógicas ou específicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID926_TB1266_17022023103341.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MALHEIRO"
    "autor_email" => "joaomalheiro@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Objetivou-se analisar a trajetória/experiência de um professor de química que desenvolveu pesquisa em perspectiva do ensino investigativo em um clube de ciências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos/exploratórios por meio de entrevista semiestruturada, intencionou responder à questão: como as experiências nas trajetórias de professores podem proporcionar autoformação em perspectiva investigativa? As informações foram transcritas/organizadas em recortes das falas do professor pesquisado, considerando a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontam uma preocupação contínua do professor na convicção de que, além da necessidade de conhecer outros caminhos investigativos para resolver um problema envolvendo um fenômeno químico, possui consciência que esse tipo de ação requer um planejamento minucioso nas integrações das aulas. Isso pressupõe uma mudança no que tem sido a tradição na formação docente, organizada, principalmente, com experiência de inserção profissional à docência, somente com o estágio docente, após cursos de disciplinas pedagógicas ou específicas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.