Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CIÊNCIAS FÍSICAS E A BNCC EM RELATOS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93463
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 2959
    "titulo" => "CIÊNCIAS FÍSICAS E A BNCC EM RELATOS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A partir de entrevistas semi-estruturadas com três professoras dos anos iniciais, da rede pública, acerca de atividades em ciências naturais que fizeram ao longo do ano, analisamos seu trabalho com temas relativos às ciências físicas e à sua adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dos relatos concernentes às ciências físicas, percebeu-se que os quadros de objetos de conhecimento da BNCC foram trabalhados, uma vez que o currículo prescrito pelo município estava de acordo. Entretanto, as professoras desconheciam a proposta na íntegra da BNCC. Sua prática relatada indicou que, embora os conteúdos trabalhados estivessem em coerência com a base, os objetivos e competências não estavam, visto que as aulas seguiam centradas em conteúdos informativos, numa abordagem transmissiva e sem espaço para que um processo verdadeiramente investigativo pudesse se instalar. Os relatos de aulas sobre as ciências físicas foram sucintos e as professoras demonstraram bastante insegurança com o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2959_TB1185_13032023074623.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERTO CORDEIRO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO"
    "autor_email" => "adalberto.brito@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93463
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 2959
    "titulo" => "CIÊNCIAS FÍSICAS E A BNCC EM RELATOS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A partir de entrevistas semi-estruturadas com três professoras dos anos iniciais, da rede pública, acerca de atividades em ciências naturais que fizeram ao longo do ano, analisamos seu trabalho com temas relativos às ciências físicas e à sua adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dos relatos concernentes às ciências físicas, percebeu-se que os quadros de objetos de conhecimento da BNCC foram trabalhados, uma vez que o currículo prescrito pelo município estava de acordo. Entretanto, as professoras desconheciam a proposta na íntegra da BNCC. Sua prática relatada indicou que, embora os conteúdos trabalhados estivessem em coerência com a base, os objetivos e competências não estavam, visto que as aulas seguiam centradas em conteúdos informativos, numa abordagem transmissiva e sem espaço para que um processo verdadeiramente investigativo pudesse se instalar. Os relatos de aulas sobre as ciências físicas foram sucintos e as professoras demonstraram bastante insegurança com o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2959_TB1185_13032023074623.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERTO CORDEIRO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO"
    "autor_email" => "adalberto.brito@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A partir de entrevistas semi-estruturadas com três professoras dos anos iniciais, da rede pública, acerca de atividades em ciências naturais que fizeram ao longo do ano, analisamos seu trabalho com temas relativos às ciências físicas e à sua adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dos relatos concernentes às ciências físicas, percebeu-se que os quadros de objetos de conhecimento da BNCC foram trabalhados, uma vez que o currículo prescrito pelo município estava de acordo. Entretanto, as professoras desconheciam a proposta na íntegra da BNCC. Sua prática relatada indicou que, embora os conteúdos trabalhados estivessem em coerência com a base, os objetivos e competências não estavam, visto que as aulas seguiam centradas em conteúdos informativos, numa abordagem transmissiva e sem espaço para que um processo verdadeiramente investigativo pudesse se instalar. Os relatos de aulas sobre as ciências físicas foram sucintos e as professoras demonstraram bastante insegurança com o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.