Uma das premissas de propostas que tem como base a Educação CTS é destacar a função social da educação de questionar os fundamentos e valores do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade, o qual proporciona ao estudante a capacidade de utilizar seus conhecimentos para argumentar e intervir em temas importantes para o bem da coletividade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar nos manuais dos professores referentes aos livros didáticos de química aprovados no PNLD-2018 aproximações entre as orientações dos autores das obras e os objetivos da Educação CTS para o Ensino de Ciências, tendo em vista que muitos professores baseiam as suas práticas pedagógicas na utilização desses materiais. Desse modo, tendo natureza exploratória, essa pesquisa fez uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para analisar os manuais dos professores presentes nas seis coleções de obras aprovadas no PNLD 2018, das quais emergiram três categorias de análise à posteriori que corroboraram com os pressupostos da Educação CTS, evidenciando assim aproximações entre as orientações encaminhadas e os objetivos dos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade.