Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: EM ANÁLISE A NOÇÃO DOS DOCENTES ENTREMEADA PELO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93329
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 982
    "inscrito_id" => 2758
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: EM ANÁLISE A NOÇÃO DOS DOCENTES ENTREMEADA PELO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo buscou problematizar as noções de gênero e sexualidade nas aulas de Ciências, partindo dos discursos docentes. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada com três professores da rede Pública de Ensino de Macapá-AP e da análise de materiais didáticos utilizados por eles. Utilizou-se os conceitos de sexualidade e discurso de Michel Foucault, para análise da empiria. Em síntese, os discursos docentes reiteram as concepções de sexualidade heteronormativa pelo currículo da área de Ciências, ao se tratar da reprodução humana, infecções sexualmente transmissíveis, sem se aprofundar nos aspectos da sexualidade daqueles que se identificam o seu ser social diversamente do seu ser biológico – gênero. Por outro lado, já se vê alguns movimentos pontuais de abordar a identidade de gênero, somente em termos da convivência com o diferente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2758_TB982_15112022201651.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE GABRIELLE DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Jane Moura"
    "autor_email" => "janemoura258@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93329
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 982
    "inscrito_id" => 2758
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: EM ANÁLISE A NOÇÃO DOS DOCENTES ENTREMEADA PELO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo buscou problematizar as noções de gênero e sexualidade nas aulas de Ciências, partindo dos discursos docentes. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada com três professores da rede Pública de Ensino de Macapá-AP e da análise de materiais didáticos utilizados por eles. Utilizou-se os conceitos de sexualidade e discurso de Michel Foucault, para análise da empiria. Em síntese, os discursos docentes reiteram as concepções de sexualidade heteronormativa pelo currículo da área de Ciências, ao se tratar da reprodução humana, infecções sexualmente transmissíveis, sem se aprofundar nos aspectos da sexualidade daqueles que se identificam o seu ser social diversamente do seu ser biológico – gênero. Por outro lado, já se vê alguns movimentos pontuais de abordar a identidade de gênero, somente em termos da convivência com o diferente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2758_TB982_15112022201651.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE GABRIELLE DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Jane Moura"
    "autor_email" => "janemoura258@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo buscou problematizar as noções de gênero e sexualidade nas aulas de Ciências, partindo dos discursos docentes. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada com três professores da rede Pública de Ensino de Macapá-AP e da análise de materiais didáticos utilizados por eles. Utilizou-se os conceitos de sexualidade e discurso de Michel Foucault, para análise da empiria. Em síntese, os discursos docentes reiteram as concepções de sexualidade heteronormativa pelo currículo da área de Ciências, ao se tratar da reprodução humana, infecções sexualmente transmissíveis, sem se aprofundar nos aspectos da sexualidade daqueles que se identificam o seu ser social diversamente do seu ser biológico – gênero. Por outro lado, já se vê alguns movimentos pontuais de abordar a identidade de gênero, somente em termos da convivência com o diferente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.