Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O SENTIDO PESSOAL ACERCA DA AVALIAÇÃO EM UMA AULA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA: MEDIADA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93215
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 2477
    "titulo" => "O SENTIDO PESSOAL ACERCA DA AVALIAÇÃO EM UMA AULA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA: MEDIADA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DO ENSINO"
    "resumo" => "Esta pesquisa propõe-se a apresentar resultados produzidos no contexto da formação inicial, mais especificamente no ensino de Física, nas disciplinas de práticas de ensino de um curso de licenciatura em Física em uma Universidade Federal da região Sul do Rio Grande do Sul. A partir dos aportes do referencial teórico da Teoria da Atividade de Leontiev, intencionamos correlacionar os conceitos de Tomada de Consciência, Atividade Docente, Sentido Pessoal e Significado Social com vistas a reconhecer processos de significação conceitual para o ensino de Física. Segundo Leontiev, pautamos nosso questionamento visando a reconhecer: como alunos em formação inicial em Física manifestam seu Sentido Pessoal acerca do processo de avaliação, a partir da execução de uma Atividade Orientadora do Ensino (AOE)? Para responder a tal interrogante, parte-se da intencionalidade pedagógica: Desenvolver uma Atividade de Ensino que propõe ações de ensino que propiciem avaliação, voltada para o Significado Social desta Atividade Docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2477_TB822_19022023122233.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA BORGES UMPIERRE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA Umpierre"
    "autor_email" => "andreaumpierre@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93215
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 2477
    "titulo" => "O SENTIDO PESSOAL ACERCA DA AVALIAÇÃO EM UMA AULA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA: MEDIADA PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DO ENSINO"
    "resumo" => "Esta pesquisa propõe-se a apresentar resultados produzidos no contexto da formação inicial, mais especificamente no ensino de Física, nas disciplinas de práticas de ensino de um curso de licenciatura em Física em uma Universidade Federal da região Sul do Rio Grande do Sul. A partir dos aportes do referencial teórico da Teoria da Atividade de Leontiev, intencionamos correlacionar os conceitos de Tomada de Consciência, Atividade Docente, Sentido Pessoal e Significado Social com vistas a reconhecer processos de significação conceitual para o ensino de Física. Segundo Leontiev, pautamos nosso questionamento visando a reconhecer: como alunos em formação inicial em Física manifestam seu Sentido Pessoal acerca do processo de avaliação, a partir da execução de uma Atividade Orientadora do Ensino (AOE)? Para responder a tal interrogante, parte-se da intencionalidade pedagógica: Desenvolver uma Atividade de Ensino que propõe ações de ensino que propiciem avaliação, voltada para o Significado Social desta Atividade Docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2477_TB822_19022023122233.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA BORGES UMPIERRE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA Umpierre"
    "autor_email" => "andreaumpierre@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a apresentar resultados produzidos no contexto da formação inicial, mais especificamente no ensino de Física, nas disciplinas de práticas de ensino de um curso de licenciatura em Física em uma Universidade Federal da região Sul do Rio Grande do Sul. A partir dos aportes do referencial teórico da Teoria da Atividade de Leontiev, intencionamos correlacionar os conceitos de Tomada de Consciência, Atividade Docente, Sentido Pessoal e Significado Social com vistas a reconhecer processos de significação conceitual para o ensino de Física. Segundo Leontiev, pautamos nosso questionamento visando a reconhecer: como alunos em formação inicial em Física manifestam seu Sentido Pessoal acerca do processo de avaliação, a partir da execução de uma Atividade Orientadora do Ensino (AOE)? Para responder a tal interrogante, parte-se da intencionalidade pedagógica: Desenvolver uma Atividade de Ensino que propõe ações de ensino que propiciem avaliação, voltada para o Significado Social desta Atividade Docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.