Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO: ANÁLISES PRELIMINARES DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO INSERIDOS EM TEMÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 07 - Linguagens e Discursos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92957
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO: ANÁLISES PRELIMINARES DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO INSERIDOS EM TEMÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Nos últimos 20 anos tem se ampliada a investigação sobre pensamento crítico (PC) no campo da educação em ciências e, mais recentemente, estes estudos apontam para uma mudança de foco do PC como habilidade para PC como prática. Nesta linha, propomos um conjunto de atividades com objetivo de promover a análise de texto científico e de divulgação científica e a elaboração de critérios para analisar a confiabilidade de fontes presentes neles. Apresentaremos as análises preliminares do material elaborado por estudantes (licenciandos em química e tecnólogos em alimentos), mostrando algumas das limitações e apresentando algumas proposições do que poderia ser mudado. Nos resultados, observamos limitações que são contornáveis e outras que exigem maior reflexão acerca dos pressupostos teóricos a assumir. Concluímos relatando a necessidade de um processo autorreflexivo que exponha os problemas presentes durante a construção de trabalhos na área de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID722_TB484_14112022122658.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA GOMES"
    "autor_email" => "marcela.silva@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92957
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO: ANÁLISES PRELIMINARES DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO INSERIDOS EM TEMÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Nos últimos 20 anos tem se ampliada a investigação sobre pensamento crítico (PC) no campo da educação em ciências e, mais recentemente, estes estudos apontam para uma mudança de foco do PC como habilidade para PC como prática. Nesta linha, propomos um conjunto de atividades com objetivo de promover a análise de texto científico e de divulgação científica e a elaboração de critérios para analisar a confiabilidade de fontes presentes neles. Apresentaremos as análises preliminares do material elaborado por estudantes (licenciandos em química e tecnólogos em alimentos), mostrando algumas das limitações e apresentando algumas proposições do que poderia ser mudado. Nos resultados, observamos limitações que são contornáveis e outras que exigem maior reflexão acerca dos pressupostos teóricos a assumir. Concluímos relatando a necessidade de um processo autorreflexivo que exponha os problemas presentes durante a construção de trabalhos na área de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID722_TB484_14112022122658.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA GOMES"
    "autor_email" => "marcela.silva@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Nos últimos 20 anos tem se ampliada a investigação sobre pensamento crítico (PC) no campo da educação em ciências e, mais recentemente, estes estudos apontam para uma mudança de foco do PC como habilidade para PC como prática. Nesta linha, propomos um conjunto de atividades com objetivo de promover a análise de texto científico e de divulgação científica e a elaboração de critérios para analisar a confiabilidade de fontes presentes neles. Apresentaremos as análises preliminares do material elaborado por estudantes (licenciandos em química e tecnólogos em alimentos), mostrando algumas das limitações e apresentando algumas proposições do que poderia ser mudado. Nos resultados, observamos limitações que são contornáveis e outras que exigem maior reflexão acerca dos pressupostos teóricos a assumir. Concluímos relatando a necessidade de um processo autorreflexivo que exponha os problemas presentes durante a construção de trabalhos na área de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.