Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO CTS NO BANCO DE TESES DA CAPES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92829 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO CTS NO BANCO DE TESES DA CAPES" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as propostas de pesquisa no Banco de Teses da CAPES que se propuseram a realizar e implementar intervenções pedagógicas no Ensino Médio relacionando o Ensino de Física e a Educação CTS considerando a realidade dos envolvidos, sendo identificados oitenta trabalhos que discutem tais propostas de intervenção. Para a análise dos dados constituídos optou-se pela Análise Textual Discursiva. As categorias a priori adotadas foram o Enfoque CTS crítico e o Enfoque CTS reduzido. Foi possível perceber que existem propostas diversas que relacionam o Ensino de Física e a Educação CTS sendo que as propostas de intervenção didáticas no Ensino Médio que se propõe a considerar a realidade local dos estudantes ainda são pequenas. Entretanto, estas produções se apresentaram de forma interessante indicando fortes elementos do Enfoque CTS crítico.O presente trabalho teve como objetivo analisar as propostas de pesquisa no Banco de Teses da CAPES que se propuseram a realizar e implementar intervenções peda" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1122_TB316_04032023113242.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE BERTO" "autor_nome_curto" => "José Alexandre" "autor_email" => "alexbertoalex@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92829 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO CTS NO BANCO DE TESES DA CAPES" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as propostas de pesquisa no Banco de Teses da CAPES que se propuseram a realizar e implementar intervenções pedagógicas no Ensino Médio relacionando o Ensino de Física e a Educação CTS considerando a realidade dos envolvidos, sendo identificados oitenta trabalhos que discutem tais propostas de intervenção. Para a análise dos dados constituídos optou-se pela Análise Textual Discursiva. As categorias a priori adotadas foram o Enfoque CTS crítico e o Enfoque CTS reduzido. Foi possível perceber que existem propostas diversas que relacionam o Ensino de Física e a Educação CTS sendo que as propostas de intervenção didáticas no Ensino Médio que se propõe a considerar a realidade local dos estudantes ainda são pequenas. Entretanto, estas produções se apresentaram de forma interessante indicando fortes elementos do Enfoque CTS crítico.O presente trabalho teve como objetivo analisar as propostas de pesquisa no Banco de Teses da CAPES que se propuseram a realizar e implementar intervenções peda" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1122_TB316_04032023113242.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE BERTO" "autor_nome_curto" => "José Alexandre" "autor_email" => "alexbertoalex@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as propostas de pesquisa no Banco de Teses da CAPES que se propuseram a realizar e implementar intervenções pedagógicas no Ensino Médio relacionando o Ensino de Física e a Educação CTS considerando a realidade dos envolvidos, sendo identificados oitenta trabalhos que discutem tais propostas de intervenção. Para a análise dos dados constituídos optou-se pela Análise Textual Discursiva. As categorias a priori adotadas foram o Enfoque CTS crítico e o Enfoque CTS reduzido. Foi possível perceber que existem propostas diversas que relacionam o Ensino de Física e a Educação CTS sendo que as propostas de intervenção didáticas no Ensino Médio que se propõe a considerar a realidade local dos estudantes ainda são pequenas. Entretanto, estas produções se apresentaram de forma interessante indicando fortes elementos do Enfoque CTS crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.