Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92784
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo qualitativo buscou analisar a estruturação de sequências didáticas (SD) produzidas por licenciandos durante um processo formativo ofertado em uma disciplina de ensino, no curso de Licenciatura em Química. As SD baseadas na Resolução de Problemas (RP) foram analisadas com base no modelo de análise proposto por Guimarães e Giordan. Os resultados mostraram a tendência cultural em se priorizar a abordagem dos conteúdos conceituais de química na proposição de atividades das SD e a emergência de alguns elementos da RP como: o contexto, tema, problemas reais, interação com os pares, reflexão, elaboração de hipóteses e estratégias de resolução pelos estudantes. As SD ainda trazem a influência de aspectos do modelo tradicional de ensino, presente na formação dos licenciandos. Deste modo, apresentaram dificuldades em contemplar no planejamento atividades relativas às etapas da metodologia de RP, visando uma perspectiva de ensino emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1019_TB259_26102022221319.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARIA VIEIRA MENDES SALES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARIA VI"
    "autor_email" => "mendesamv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92784
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo qualitativo buscou analisar a estruturação de sequências didáticas (SD) produzidas por licenciandos durante um processo formativo ofertado em uma disciplina de ensino, no curso de Licenciatura em Química. As SD baseadas na Resolução de Problemas (RP) foram analisadas com base no modelo de análise proposto por Guimarães e Giordan. Os resultados mostraram a tendência cultural em se priorizar a abordagem dos conteúdos conceituais de química na proposição de atividades das SD e a emergência de alguns elementos da RP como: o contexto, tema, problemas reais, interação com os pares, reflexão, elaboração de hipóteses e estratégias de resolução pelos estudantes. As SD ainda trazem a influência de aspectos do modelo tradicional de ensino, presente na formação dos licenciandos. Deste modo, apresentaram dificuldades em contemplar no planejamento atividades relativas às etapas da metodologia de RP, visando uma perspectiva de ensino emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1019_TB259_26102022221319.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARIA VIEIRA MENDES SALES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARIA VI"
    "autor_email" => "mendesamv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo qualitativo buscou analisar a estruturação de sequências didáticas (SD) produzidas por licenciandos durante um processo formativo ofertado em uma disciplina de ensino, no curso de Licenciatura em Química. As SD baseadas na Resolução de Problemas (RP) foram analisadas com base no modelo de análise proposto por Guimarães e Giordan. Os resultados mostraram a tendência cultural em se priorizar a abordagem dos conteúdos conceituais de química na proposição de atividades das SD e a emergência de alguns elementos da RP como: o contexto, tema, problemas reais, interação com os pares, reflexão, elaboração de hipóteses e estratégias de resolução pelos estudantes. As SD ainda trazem a influência de aspectos do modelo tradicional de ensino, presente na formação dos licenciandos. Deste modo, apresentaram dificuldades em contemplar no planejamento atividades relativas às etapas da metodologia de RP, visando uma perspectiva de ensino emancipadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.