Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC (2009-2019).

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92711
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC (2009-2019)."
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores, no contexto dos espaços não formais de educação. Incialmente realiza uma revisão de estudos sobre educação em espaços não formais. Na sequência, apresenta resultados da análise da produção acadêmica sobre o tema já citado, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores em espaços não formais, difundida em uma década de ocorrência do evento. Foi verificado que a frequência de publicação teve um ligeiro aumento desde 2009, dividido entre duas categorias de formação de professores, a formação inicial teve o número de publicações inferior ao de formação continuada. Sobre os espaços não formais mais utilizados, os museus se destacaram, resultado que corrobora com outros estudos já realizados sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1231_TB154_12032023181318.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VIANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jvr.mca21@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92711
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC (2009-2019)."
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores, no contexto dos espaços não formais de educação. Incialmente realiza uma revisão de estudos sobre educação em espaços não formais. Na sequência, apresenta resultados da análise da produção acadêmica sobre o tema já citado, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores em espaços não formais, difundida em uma década de ocorrência do evento. Foi verificado que a frequência de publicação teve um ligeiro aumento desde 2009, dividido entre duas categorias de formação de professores, a formação inicial teve o número de publicações inferior ao de formação continuada. Sobre os espaços não formais mais utilizados, os museus se destacaram, resultado que corrobora com outros estudos já realizados sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1231_TB154_12032023181318.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VIANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jvr.mca21@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores, no contexto dos espaços não formais de educação. Incialmente realiza uma revisão de estudos sobre educação em espaços não formais. Na sequência, apresenta resultados da análise da produção acadêmica sobre o tema já citado, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores em espaços não formais, difundida em uma década de ocorrência do evento. Foi verificado que a frequência de publicação teve um ligeiro aumento desde 2009, dividido entre duas categorias de formação de professores, a formação inicial teve o número de publicações inferior ao de formação continuada. Sobre os espaços não formais mais utilizados, os museus se destacaram, resultado que corrobora com outros estudos já realizados sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.