Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92699
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 925
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatos dos professores egressos participantes de um Clube de Ciências, acerca da utilização da Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em suas aulas. Esta pesquisa apresenta natureza qualitativa. O contexto da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal (PA). Os participantes deste estudo foram oito professores monitores egressos do Clube de Ciências. Os dados foram obtidos por meio de questionário, desenvolvido na plataforma Google Forms. E foram agrupados em quadros que apresentam as concepções dos professores em torno da SEI, assim como as dificuldades do seu uso em sala de aula. Os resultados encontrados apontam a importância do uso da SEI, porém, alguns professores encontram dificuldades, como à inexistência de espaço para a realização das atividades, além de materiais indisponíveis para realização das experimentações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID925_TB138_07032023183354.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARAÚJO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARAÚJO"
    "autor_email" => "josearaujodasilvaneto@gma"
    "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS (FCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92699
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 925
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatos dos professores egressos participantes de um Clube de Ciências, acerca da utilização da Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em suas aulas. Esta pesquisa apresenta natureza qualitativa. O contexto da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal (PA). Os participantes deste estudo foram oito professores monitores egressos do Clube de Ciências. Os dados foram obtidos por meio de questionário, desenvolvido na plataforma Google Forms. E foram agrupados em quadros que apresentam as concepções dos professores em torno da SEI, assim como as dificuldades do seu uso em sala de aula. Os resultados encontrados apontam a importância do uso da SEI, porém, alguns professores encontram dificuldades, como à inexistência de espaço para a realização das atividades, além de materiais indisponíveis para realização das experimentações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID925_TB138_07032023183354.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARAÚJO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARAÚJO"
    "autor_email" => "josearaujodasilvaneto@gma"
    "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS (FCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatos dos professores egressos participantes de um Clube de Ciências, acerca da utilização da Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em suas aulas. Esta pesquisa apresenta natureza qualitativa. O contexto da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal (PA). Os participantes deste estudo foram oito professores monitores egressos do Clube de Ciências. Os dados foram obtidos por meio de questionário, desenvolvido na plataforma Google Forms. E foram agrupados em quadros que apresentam as concepções dos professores em torno da SEI, assim como as dificuldades do seu uso em sala de aula. Os resultados encontrados apontam a importância do uso da SEI, porém, alguns professores encontram dificuldades, como à inexistência de espaço para a realização das atividades, além de materiais indisponíveis para realização das experimentações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.