ResumoO presente artigo constitui-se de uma pesquisa desenvolvida em instituições que atendem crianças de 0 a 2 anos (berçário) no município de Campina Grande. Nossos objetivos são: Analisar o conteúdo das propostas pedagógicas das instituições, se os mesmos estão ancorados nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI e analisar quais concepções de infância, criança, e currículo estão subjacentes nestas propostas. O estudo é de caráter qualiquantitavo, cujas técnicas de produção de dados são: Questionários a serem aplicados com todas as professoras das instituições pesquisadas; Análise documental (propostas pedagógicas das instituições); Entrevista semiestruturada com professores que atuam no berçário. A realização desta pesquisa contribuirá para a construção de um diagnóstico sobre o currículo para os bebês de 0 a 2 anos deste município, condição fundamental e prévia a qualquer ação de intervenção, sobretudo no que diz respeito às politicas e práticas educativas, que visem garantir o direito a uma educação de qualidade a essas crianças. Por estarmos em fase de desenvolvimento do estudo, ainda não temos dados conclusivos, porém, as analises bibliográficas e documentais apontam para a necessidade de se construir propostas pedagógicas que respeitem as crianças em suas singularidades, além de valorizar as culturas infantis.ABSTRACTThis article consists of a research developed in educational institutions that assist children from zero to two years old (nursery education) in the city of Campina Grande. Our objectives are to analyze the educational institutions’ contents of their pedagogical proposals inquiring if they are following the DCNEIs (National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education) and analyze which concepts on childhood, child and curriculum underlie those proposals. This is a quantitative-quality study whose data production techniques are questionnaires to be applied with the teachers of the educational institutions; documental analysis (institutions’ pedagogical proposals) and semi structured interview with the teachers that work with nursery education. This research accomplishment will contribute to a diagnose construction on the curriculum for babies from zero to two years old in the city mentioned above meaning a necessary and prior condition in order to take any intervention measure especially regarding educational practices and policies which may guarantee to those children an opportunity to acquire a high level education. Since the project is still in progress there are not conclusive data yet, but the bibliographical and documental analysis suggest the requirement of pedagogical proposals creation that respect and appreciate children’s