COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: INTERAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORAS NO ÂMBITO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
"2022-07-12 14:36:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91114 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 2104 "inscrito_id" => 14377 "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: INTERAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORAS NO ÂMBITO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA" "resumo" => "Este texto apresenta um olhar para as interações entre licenciandos extensionistas e professoras de Matemática da Educação Básica no âmbito do projeto de extensão “Resolvendo problemas de Matemática em colaboração: formação docente e processos de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental”. As interações versaram sobre a resolução e encaminhamentos de problemas matemáticos em sala de aula. Para a preparação dos encontros, os licenciandos extensionistas realizaram o que chamamos de "raio x do problema" estudando: os objetos do conhecimento envolvidos, as habilidades associadas da BNCC, os descritores e distratores da Prova Brasil, assim como as possíveis estratégias de solução e erros dos alunos que levariam aos distratores. Os produtos do referido estudo foram apresentados e discutidos com as professoras de Matemática participantes do projeto. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é identificar competências profissionais da formação inicial de professores que emergiram das interações com professoras de Matemática da Educação Básica numa ação extensionista sobre estratégias de resolução de um problema. No intuito de identificar as competências profissionais, utilizando a técnica de análise de conteúdo, analisamos recortes dos vídeos de dois encontros online cuja discussão foi em torno de um problema matemático da unidade temática Números, indicado por uma das professoras e proposto nas turmas de duas professoras colaboradoras participantes do Projeto de Extensão. Como resultado desta pesquisa identificamos duas competências específicas das dimensões conhecimento e prática profissional, da BNC - Formação inicial, que podem ser relacionadas a ações didáticas sobre a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Esta pesquisa proporciona reflexões sobre a formação de licenciandos em Matemática, na perspectiva de desenvolvimento de competências docentes, a partir da oportunidade de diálogo com as professoras da Educação Básica sobre a inter-relação do conhecimento e da prática profissional sensibilizando os licenciados para o desenvolvimento de habilidades associadas à algumas competências profissionais." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14377_TB2104_30112022214553.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FERNANDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianesouza@dcx.ufpb.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91114 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 2104 "inscrito_id" => 14377 "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: INTERAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORAS NO ÂMBITO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA" "resumo" => "Este texto apresenta um olhar para as interações entre licenciandos extensionistas e professoras de Matemática da Educação Básica no âmbito do projeto de extensão “Resolvendo problemas de Matemática em colaboração: formação docente e processos de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental”. As interações versaram sobre a resolução e encaminhamentos de problemas matemáticos em sala de aula. Para a preparação dos encontros, os licenciandos extensionistas realizaram o que chamamos de "raio x do problema" estudando: os objetos do conhecimento envolvidos, as habilidades associadas da BNCC, os descritores e distratores da Prova Brasil, assim como as possíveis estratégias de solução e erros dos alunos que levariam aos distratores. Os produtos do referido estudo foram apresentados e discutidos com as professoras de Matemática participantes do projeto. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é identificar competências profissionais da formação inicial de professores que emergiram das interações com professoras de Matemática da Educação Básica numa ação extensionista sobre estratégias de resolução de um problema. No intuito de identificar as competências profissionais, utilizando a técnica de análise de conteúdo, analisamos recortes dos vídeos de dois encontros online cuja discussão foi em torno de um problema matemático da unidade temática Números, indicado por uma das professoras e proposto nas turmas de duas professoras colaboradoras participantes do Projeto de Extensão. Como resultado desta pesquisa identificamos duas competências específicas das dimensões conhecimento e prática profissional, da BNC - Formação inicial, que podem ser relacionadas a ações didáticas sobre a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Esta pesquisa proporciona reflexões sobre a formação de licenciandos em Matemática, na perspectiva de desenvolvimento de competências docentes, a partir da oportunidade de diálogo com as professoras da Educação Básica sobre a inter-relação do conhecimento e da prática profissional sensibilizando os licenciados para o desenvolvimento de habilidades associadas à algumas competências profissionais." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14377_TB2104_30112022214553.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FERNANDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianesouza@dcx.ufpb.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA RÉGIS COSTA (COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marabá)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO <br />\r\n FLÁVIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL <br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DO GOITÁ)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JÚLIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n KÁTIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJÃO (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOISÉS BEZERRA DE MORAIS <br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO <br />\r\n PATRÍCIA DE SOUZA MOURA <br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA <br />\r\n VÂNIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA RÉGIS COSTA (COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marabá)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO <br />\r\n FLÁVIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL <br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DO GOITÁ)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JÚLIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n KÁTIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJÃO (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOISÉS BEZERRA DE MORAIS <br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO <br />\r\n PATRÍCIA DE SOUZA MOURA <br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA <br />\r\n VÂNIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }