OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9105 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1995 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_37_25_idinscrito_2186_96b32655d65157c88f2ac60bf6f365d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAVALCANTI COUTINHO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA LIMA" "autor_email" => "priscilahelloo@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9105 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1995 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_37_25_idinscrito_2186_96b32655d65157c88f2ac60bf6f365d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAVALCANTI COUTINHO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA LIMA" "autor_email" => "priscilahelloo@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }