ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO
Almir de Lima Serpa - UFPE
Eduardo Ferreira Lima - UFPE
RESUMO
A proposta deste artigo visou sondar por meio de atividades de Análise Combinatória com problemas contextualizados e não contextualizados apresentados em sala de aula com alunos do 3º ano do Ensino Médio de Escolas Públicas distintas como parte da disciplina Tópicos no Ensino de Estatística e Probabilidades do Mestrado da UFPE. O objetivo visou, portanto, identificar quantitativamente os acertos e erros das soluções das questões nos textos das provas/atividades de combinação. Para tanto, em alguns problemas, bastaria escrever uma lista explícita de todos os elementos do conjunto apresentado e depois contá-los. Entretanto, em muitos casos, o conjunto será demasiadamente grande para se fazer essa contagem direta dos seus elementos e, para isso, são necessários outros processos de contagem e, em um deles utilizando a fórmula genérica estes problemas foi desenvolvidos como método de análises. Concluiremos as análises com os dados obtidos com apresentação dos dados quantitativamente analisados.