O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA NA SALA DE AULA DAS SÉRIES INICIAS: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9020 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 938 "inscrito_id" => 3601 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA NA SALA DE AULA DAS SÉRIES INICIAS: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente artigo foi desenvolvido a partir da realização do estudo sobre o gênero textual adivinhas na sala de aula das séries iniciais, algumas concepções teóricas e práticas pedagógicas. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear usos e funções das adivinhas no ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram: 1) identificar como as advinhas são usadas pelo professor na sala de aula para o ensino de conteúdos de língua portuguesa; 2) analisar as propostas de trabalho com as adivinhas a partir dos dados dos questionários respondidos pelos professores em duas escolas do município de Caruaru-PE (01 escola Municipal e 01 escola Particular); e 3) mapear a ocorrência do gênero adivinha nos livros didáticos adotados pelas escolas. Na metodologia utilizamos as abordagens qualitativa, exploratória e explicativa (Oliveira, 2010; Minayo, 2008;) e na coleta de dados fizemos uso do questionário e da pesquisa documental nos LD utilizados pelas 02 escolas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Para embasamento teórico utilizamos Dionísio (1998); os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000); Marcuschi (2002; 2008), dentre outros. Os resultados desta pesquisa indicaram que os sujeitos analisados não percebem com clareza as dimensões gramatical e linguística que o gênero adivinha oferta para o trabalho nas aulas de LP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ADIVINHAS, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_00_49_16_idinscrito_3601_92a501636592aef009761c0262b16da3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA CIBELE DE ASSIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DIANA CIBELE" "autor_email" => "dianna_cibelleassis@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9020 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 938 "inscrito_id" => 3601 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA NA SALA DE AULA DAS SÉRIES INICIAS: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente artigo foi desenvolvido a partir da realização do estudo sobre o gênero textual adivinhas na sala de aula das séries iniciais, algumas concepções teóricas e práticas pedagógicas. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear usos e funções das adivinhas no ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram: 1) identificar como as advinhas são usadas pelo professor na sala de aula para o ensino de conteúdos de língua portuguesa; 2) analisar as propostas de trabalho com as adivinhas a partir dos dados dos questionários respondidos pelos professores em duas escolas do município de Caruaru-PE (01 escola Municipal e 01 escola Particular); e 3) mapear a ocorrência do gênero adivinha nos livros didáticos adotados pelas escolas. Na metodologia utilizamos as abordagens qualitativa, exploratória e explicativa (Oliveira, 2010; Minayo, 2008;) e na coleta de dados fizemos uso do questionário e da pesquisa documental nos LD utilizados pelas 02 escolas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Para embasamento teórico utilizamos Dionísio (1998); os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000); Marcuschi (2002; 2008), dentre outros. Os resultados desta pesquisa indicaram que os sujeitos analisados não percebem com clareza as dimensões gramatical e linguística que o gênero adivinha oferta para o trabalho nas aulas de LP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ADIVINHAS, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_00_49_16_idinscrito_3601_92a501636592aef009761c0262b16da3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA CIBELE DE ASSIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DIANA CIBELE" "autor_email" => "dianna_cibelleassis@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }