O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho\u{A0}tem a intenção de\u{A0}apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar. O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é\u{A0}diferente”.\u{A0}" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio, Prática, Experiência docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b226b904ac2344d38f3cfa511027ddd_137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO" "autor_nome_curto" => "AYLLANA" "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho\u{A0}tem a intenção de\u{A0}apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar. O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é\u{A0}diferente”.\u{A0}" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio, Prática, Experiência docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b226b904ac2344d38f3cfa511027ddd_137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO" "autor_nome_curto" => "AYLLANA" "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }