Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PODER DA PERSISTÊNCIA DE MULHERES-MÃES E UNIVERSITÁRIAS NO CURSAR PEDAGOGIA NA UFPE- CAA: COMO FLORES DE CACTO EM MEIO À SECA A DESABROCHAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89971
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3343
    "inscrito_id" => 15815
    "titulo" => "O PODER DA PERSISTÊNCIA DE MULHERES-MÃES E UNIVERSITÁRIAS NO CURSAR PEDAGOGIA NA UFPE- CAA: COMO FLORES DE CACTO EM MEIO À SECA A DESABROCHAR"
    "resumo" => "O trabalho em questão se trata de uma pesquisa que tem por título O poder de persistência de mulheres-mães e universitárias no cursar Pedagogia na UFPE- CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. Pretendendo a partir deste processo de construção escrita explicitar como se caracteriza a ocorrência da trajetória de mulheres-mães no espaço acadêmico da UFPE-CAA, tendo para isto com sujeitas de pesquisa 4 mulheres que são mães e universitárias neste espaço. Como forma de nos guiar na realização da pesquisa, apontamos como Objetivo Geral: Compreender o processo de ingresso e permanência de mulheres-mães no cursar Pedagogia na UFPE-CAA, evidenciando as dificuldades enfrentadas e os benefícios conquistados, já enquanto objetivos específicos consideramos Identificar o perfil de mulheres-mães-universitárias no cursar Pedagogia na UFPE/CAA e Descrever as possibilidades e as dificuldades do processo de acesso e permanência de mulheres-mães-universitárias no curso de Pedagogia UFPE-CAA. Esta pesquisa se qualifica enquanto do tipo qualitativa segundo Minayo e buscando atender os objetivos apontados anteriormente adotaremos enquanto instrumentos de coleta de dados o questionário e posteriormente a análise de conteúdo nos baseando em Bardin (1979). Em busca de promover um diálogo acerca do acesso e permanência de mulheres-mães no Ensino Superior e as definições e características inseridas neste contexto, tomamos como base teóricos diversos, entre estes Bitencourt (2017); Louro (1987); Souza (2021) e Urpia; Sampaio (2009). Acerca dos resultados concluímos que as mulheres-mães que frequentam o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, apresentam perfis diversos, mas todas quando questionadas afirmam que as maiores dificuldades de persistir na trajetória acadêmica são oriundas do ser mãe. Desta forma se apresenta como papel da universidade enquanto instituição macro o planejamento que envolva investimentos que garantam o acesso e a permanência destas mulheres no ambiente acadêmico, somados a ações de conscientização dos docentes e demais profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15815_TB3343_22112022015802.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LEYLANE MORAIS DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Leylane Morais"
    "autor_email" => "leylanemorais1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89971
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3343
    "inscrito_id" => 15815
    "titulo" => "O PODER DA PERSISTÊNCIA DE MULHERES-MÃES E UNIVERSITÁRIAS NO CURSAR PEDAGOGIA NA UFPE- CAA: COMO FLORES DE CACTO EM MEIO À SECA A DESABROCHAR"
    "resumo" => "O trabalho em questão se trata de uma pesquisa que tem por título O poder de persistência de mulheres-mães e universitárias no cursar Pedagogia na UFPE- CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. Pretendendo a partir deste processo de construção escrita explicitar como se caracteriza a ocorrência da trajetória de mulheres-mães no espaço acadêmico da UFPE-CAA, tendo para isto com sujeitas de pesquisa 4 mulheres que são mães e universitárias neste espaço. Como forma de nos guiar na realização da pesquisa, apontamos como Objetivo Geral: Compreender o processo de ingresso e permanência de mulheres-mães no cursar Pedagogia na UFPE-CAA, evidenciando as dificuldades enfrentadas e os benefícios conquistados, já enquanto objetivos específicos consideramos Identificar o perfil de mulheres-mães-universitárias no cursar Pedagogia na UFPE/CAA e Descrever as possibilidades e as dificuldades do processo de acesso e permanência de mulheres-mães-universitárias no curso de Pedagogia UFPE-CAA. Esta pesquisa se qualifica enquanto do tipo qualitativa segundo Minayo e buscando atender os objetivos apontados anteriormente adotaremos enquanto instrumentos de coleta de dados o questionário e posteriormente a análise de conteúdo nos baseando em Bardin (1979). Em busca de promover um diálogo acerca do acesso e permanência de mulheres-mães no Ensino Superior e as definições e características inseridas neste contexto, tomamos como base teóricos diversos, entre estes Bitencourt (2017); Louro (1987); Souza (2021) e Urpia; Sampaio (2009). Acerca dos resultados concluímos que as mulheres-mães que frequentam o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, apresentam perfis diversos, mas todas quando questionadas afirmam que as maiores dificuldades de persistir na trajetória acadêmica são oriundas do ser mãe. Desta forma se apresenta como papel da universidade enquanto instituição macro o planejamento que envolva investimentos que garantam o acesso e a permanência destas mulheres no ambiente acadêmico, somados a ações de conscientização dos docentes e demais profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15815_TB3343_22112022015802.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LEYLANE MORAIS DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Leylane Morais"
    "autor_email" => "leylanemorais1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O trabalho em questão se trata de uma pesquisa que tem por título O poder de persistência de mulheres-mães e universitárias no cursar Pedagogia na UFPE- CAA: como flores de cacto em meio à seca a desabrochar. Pretendendo a partir deste processo de construção escrita explicitar como se caracteriza a ocorrência da trajetória de mulheres-mães no espaço acadêmico da UFPE-CAA, tendo para isto com sujeitas de pesquisa 4 mulheres que são mães e universitárias neste espaço. Como forma de nos guiar na realização da pesquisa, apontamos como Objetivo Geral: Compreender o processo de ingresso e permanência de mulheres-mães no cursar Pedagogia na UFPE-CAA, evidenciando as dificuldades enfrentadas e os benefícios conquistados, já enquanto objetivos específicos consideramos Identificar o perfil de mulheres-mães-universitárias no cursar Pedagogia na UFPE/CAA e Descrever as possibilidades e as dificuldades do processo de acesso e permanência de mulheres-mães-universitárias no curso de Pedagogia UFPE-CAA. Esta pesquisa se qualifica enquanto do tipo qualitativa segundo Minayo e buscando atender os objetivos apontados anteriormente adotaremos enquanto instrumentos de coleta de dados o questionário e posteriormente a análise de conteúdo nos baseando em Bardin (1979). Em busca de promover um diálogo acerca do acesso e permanência de mulheres-mães no Ensino Superior e as definições e características inseridas neste contexto, tomamos como base teóricos diversos, entre estes Bitencourt (2017); Louro (1987); Souza (2021) e Urpia; Sampaio (2009). Acerca dos resultados concluímos que as mulheres-mães que frequentam o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, apresentam perfis diversos, mas todas quando questionadas afirmam que as maiores dificuldades de persistir na trajetória acadêmica são oriundas do ser mãe. Desta forma se apresenta como papel da universidade enquanto instituição macro o planejamento que envolva investimentos que garantam o acesso e a permanência destas mulheres no ambiente acadêmico, somados a ações de conscientização dos docentes e demais profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.