Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MULTICULTURALISMO E SURDEZ: DIALOGANDO COM OS DISCURSOS CIRCULANTES NO INTERIOR DO CURSO BILINGUE DE PEDAGOGIA DO INES.

Palavra-chaves: MULTICULTURALISMO, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, , CURSO BILINGUE DE PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
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Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender como se configura a experiência do curso dentro de um universo específico – o do INES, levantando características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para tanto, as estratégias de coleta de dados se deram por meio de entrevistas, grupos focais, estudos de documentos e observação. Nos resultados, o estudo evidenciou, sobretudo, a complexidade de processos de construção e reconstrução identitária de alunos surdos, passando por mecanismos de compreensão da identidade surda, que vão desde perspectivas de supremacia à tendências de sua negação.O presente artigo, discute a questão da surdez a partir do referencial multicultural, problematizando a partir dos discursos de alunos surdos e ouvintes " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "MULTICULTURALISMO, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, , CURSO BILINGUE DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_02_30_09_idinscrito_1402_dda4a534eb042a6482ffa47724ae08d9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA" "autor_nome_curto" => "ALINE BATISTA" "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8954 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1833 "inscrito_id" => 1402 "titulo" => "MULTICULTURALISMO E SURDEZ: DIALOGANDO COM OS DISCURSOS CIRCULANTES NO INTERIOR DO CURSO BILINGUE DE PEDAGOGIA DO INES." 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo, discute a questão da surdez a partir do referencial multicultural, problematizando a partir dos discursos de alunos surdos e ouvintes compreensões acerca da/s identidade/s e cultura/s surda/s. Buscamos analisar perspectivas, potenciais e tensões multiculturais que ocorrem no contexto do desenvolvimento do Curso Bilíngue de Pedagogia, no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES A pesquisa, de cunho etnográfico foi realizada no curso bilingue de Pedagogia do INES. Nessa perspectiva, reconhecemos que multiculturalismo é um termo polissêmico e que tem tido diferentes entradas no campo da educação. Em tempo que, observamos que para a discussão sobre a educação de surdos numa perspectiva multicultural, outras compreensões precisam ser pensadas. Construímos nossa argumentação a partir do pensamento multicultural, defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009) Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997) e Skliar (2010). Para tratar da sudez, nos apoiamos principalmente em Skliar (1998, 2011), Lopes & Veiga Neto (2006), Quadros (1997); Perlin (2011), Pedreira (2006). Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender como se configura a experiência do curso dentro de um universo específico – o do INES, levantando características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para tanto, as estratégias de coleta de dados se deram por meio de entrevistas, grupos focais, estudos de documentos e observação. Nos resultados, o estudo evidenciou, sobretudo, a complexidade de processos de construção e reconstrução identitária de alunos surdos, passando por mecanismos de compreensão da identidade surda, que vão desde perspectivas de supremacia à tendências de sua negação.

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