SILVA, Josenilda Maria Oliveira Fagundes Da et al.. Horta orgânica sustentável. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8837>. Acesso em: 23/12/2024 13:54
RESUMO: O presente projeto é fruto de discussão sobre as práticas ecologicamente corretas. Atitudes simples, mas que conciliem as necessidades humanas com o meio ambiente, promovendo, assim, a configuração de um sujeito consciente das transformações promovidas e sofridas pela sociedade. A fauna e a flora, bem como a saúde, a fome, os direitos humanos, a paz, são assuntos relevantes tratados em Educação Ambiental. A necessidade de implementar um projeto de uma horta escolar (orgânica sustentável) na Escola Municipal Gerivaldo Luna de Oliveira, situada no jardim continental, em Campina Grande, Paraíba, deu-se com a efetiva participação da comunidade escolar. Foram fundamentais conceito de Educação Ambiental não ingênuo, ou seja, o conceito sob uma ótica crítica da educação ambiental, visão presente, por exemplo, em LAYRARGUES (2002) e SORRENTINO ( 2005), GOLEMAN (2009) Horta Vertical Orgânica (H.V.O.) se configura numa alternativa sustentável no que diz respeito ao aumento dos recursos alimentares. Uma vez que ficou patente a falta, na mesa dos alunos (conforme relato deles), às vezes, do alimento básico Contou-se com o apoio de toda comunidade escolar na consecução do projeto. O Projeto conseguiu atingir os objetivos propostos inicialmente pela equipe; quais sejam: O cultivo de hortaliças saudáveis, o reuso de materiais que seriam (ou foram) descartados no meio ambiente. Também o baixo custo financeiro, para implementação do projeto, contribuiu para sua viabilidade. O projeto contemplou o grave problema da escassez de água. Uma vez que o gasto com a irrigação foi mínimo, em decorrência da disposição dos recipientes.